O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se reuniu nesta terça-feira (28) com o americano Donald Trump, na Casa Branca, para discutir a guerra com a Rússia.
Publicidade
Segundo Zelensky, o encontro tratou de temas de defesa e da possibilidade de reativar as negociações de paz, mais de três anos depois do início da invasão russa.
O que foi discutido no encontro
Um dos principais pontos da conversa foi a possibilidade de os Estados Unidos concederem à Ucrânia licença para produzir localmente interceptores de mísseis do sistema Patriot.
A medida busca reforçar a defesa aérea ucraniana diante da continuidade dos ataques russos com mísseis e drones contra cidades do país.
Depois da reunião, Zelensky publicou nas redes sociais que é importante revitalizar o processo diplomático, e que as equipes dos dois países vão agora organizar os próximos passos da comunicação.
Tensão também no Oriente Médio
O encontro ocorreu num momento de aproximação entre a guerra da Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio, incluindo a disputa entre Estados Unidos e Irã.
Nos últimos dias, a Ucrânia afirmou ter atingido embarcações russas no Mar Cáspio que, segundo Kiev, transportavam equipamentos militares vindos do Irã.
Um dos navios atingidos era iraniano, e o ataque deixou um marinheiro morto e três feridos. Teerã nega que a embarcação carregasse armamento e acusa Zelensky de alimentar o conflito.
Também nesta terça, o chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, teve uma conversa direta com o chanceler iraniano, Abbas Araghchi, para tentar reduzir a tensão entre os dois países.
Acompanhe mais notícias internacionais na editoria do A Folha Hoje.
Contexto
Enquanto a diplomacia tenta avançar, os combates seguem no terreno: ataques russos com mísseis contra a região de Kiev mataram ao menos 10 pessoas e feriram cerca de 100, na última sexta-feira (24).
No mesmo dia, um drone ucraniano provocou um grande incêndio num depósito perto de São Petersburgo, na Rússia, chegando a afetar temporariamente voos no aeroporto de Pulkovo.
A guerra também pesa sobre a economia russa: o banco central do país cortou a previsão de crescimento do PIB para 2026 a uma faixa entre 0% e 1%, citando o impacto da crise de combustíveis sobre os preços.




