A Polícia Federal de Chapecó deflagrou, nesta quarta-feira (23), a operação Falsa Promessa, com o objetivo de combater crimes de corrupção eleitoral e uso de moeda falsa na região oeste de Santa Catarina. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Caxambu do Sul, em residências, comércios e órgãos públicos, por determinação da Justiça Eleitoral.
As investigações começaram após denúncias de que eleitores teriam recebido cédulas falsas para votar em determinados candidatos durante as eleições municipais de Caxambu do Sul, em 6 de outubro. Entre os investigados estão dois vereadores da cidade, suspeitos de envolvimento direto no esquema.
Mandados e andamento das investigações da Polícia Federal
Durante a operação, foram apreendidos celulares e outros itens que podem auxiliar nas investigações. Os envolvidos poderão ser responsabilizados por corrupção eleitoral e falsificação de moeda, crimes que, somados, podem resultar em penas superiores a 16 anos de prisão.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar possíveis novos envolvidos. Vale ressaltar que, segundo a legislação, para que seja configurado o crime de corrupção eleitoral, não é necessário que o benefício seja efetivamente entregue; a simples promessa já constitui crime.
Especialista em resultados e análises de jogos das Loterias da Caixa, trago informações atualizadas sobre os concursos da Mega-Sena, Lotofácil, Quina e outras modalidades. Com foco em dados e orientações para apostadores, meu trabalho é informar, esclarecer e ajudar você a entender as estatísticas e resultados de cada sorteio.