A Pitaya é uma fruta de aparência muito bonita e sabor diferenciado, rica em fibras e pobre em calorias, podendo ser uma aliada no emagrecimento.
Aqui no Brasil, a fruta vem ganhando popularidade e também acaba sendo chamada de fruta-dragão, devido sua aparência.
Ela é um espécie variada de cactos epífitos muito popular nos Estados unidos, e é nativa da América Central e do México.
Contudo, pode ser cultivada em Israel, na China e aqui no Brasil na região nordeste, por ser uma planta noturna, o cultivo deve ocorrer a noite. Conheça abaixo os benefícios da fruta.
Benefícios ao consumir Pitaya

Os benefícios do consumo estão relacionados com a presença de diversas propriedades que são antioxidantes, o que reduz o envelhecimento celular e melhora, de forma geral, a imunidade.
Confira os 5 principais benefícios da fruta
1. Aumenta a imunidade
Devido a presença de vitamina E, que é uma substância lipossolúvel que faz parte do grupo dos toferóis, sendo um antioxidante lipossolúvel fundamental para a manutenção do organismo.
A atividade da vitamina E sobre a célula, diminui a quantidade de radicais livre presentes no corpo.
2. Previne resfriados
A Pitaya é muito potente contra resfriados, porque ela é uma fruta rica em vitamina C, e sua utilização frequente serve como uma proteção no desenvolvimento de doenças.
Além de que, a vitamina C é um poderoso coadjuvante na recuperação de quadros anêmicos, pois ela auxilia na absorção do ferro. Então, recomenda-se o uso de frutas com vitamina C, juntamente com as refeições principais almoço e jantar, onde no geral há maior quantidade de ferro.
3. Melhora a visão
Por ser rica em β-caroteno a Pitaya serve como uma protetora dos olhos, porque a presença dessa substância melhora a sensibilidade dos olhos à luz.
4. Controla o intestino
As fibras são os principais compostos que melhoram o transito intestinal e combatem a prisão de ventre, 100 gramas de Pitaya possue, aproximadamente 11 gramas de fibras, sendo que a recomendação diária do consumo de fibras é entre 25 a 30 gramas.
Você pode perceber que ela corresponde a mais ou menos 36% da recomendação diária de consumo de fibra, pode ser sua aliada, mas não esqueça que todas as fibras só melhoram o intestino mediante a um consumo de água adequado.
5. Previne o câncer
Devido seu alto teor de antioxidantes, participa da eliminação dos radicais livres, sendo assim pode auxiliar a prevenir o organismo do desenvolvimento de cânceres.
Pitaya ajuda a perder peso?

Sim, a Pitaya é uma fruta que pode auxiliar no emagrecimento, pois é rica em fibras. As fibras auxiliam na saciedade, porque fazem com que o corpo emita menos sinais de fome e por consequência você irá reduzir o consumo de alimentos, nesse processo acaba perdendo peso.
Outro ponto importante de ressaltar é a presença da tiramina, que trabalha ativando o Glucagon e estimulando o corpo a utilizar as reservas de gorduras.
Tipos de Pitaya
A variação da Pitaya está relacionada a sua cor e possui 3 tipos:
- Pitaya amarela com polpa branca;
- Pitaya rosa com polpa vermelha;
- Pitaya rosa com polpa branca.
Em todas elas, há presença de grande quantidade de sementes pretas distribuídas pela polpa. A parte comestível da planta é a polpa inteira, inclusive com as sementes.
Composição nutricional
Em 100 gramas de Pitaya você consegue obter:
- 50 kal
- 0,4 g – Proteínas
- 0,1 g – Gorduras
- 13,2 g – Carboidratos
- 4 mg – Vitamina C
- 10 mg – Cálcio
- 16 mg – Fósforo
A fruta pesa em torno de 200 e 600 gramas, basta você fazer o proporcional, para verificar quanto de cada nutriente está ingerindo.
Como comer a Pitaya?
Para você conseguir comer a Pitaya, deve-se cortar a fruta no meio, e comer somente a sua polpa, não precisa retirar as sementes.
Além disso, a polpa da Pitaya também pode ser consumida em saladas, sucos, vitaminas, geleias, sorvetes ou doces de sobremesa. Segue uma receita de suco.
Suco de Pitaya com água de coco
Ingredientes:
- 200g de polpa de Pitaya
- 1 copo de água de coco
- Suco de ½ limão
Modo de preparo:
- No liquidificador, adicione todos os ingredientes, cuidado para retirar as sementes do limão, assim não corre o risco de amargar;
- Bata até ficar homogêneo;
- Adicione gelo e sirva.
Referências:
DIAS, P. S. M. Composição centesimal, atividade antioxidante, teor de compostos fenólicos e ecotoxicidade da polpa de frutos de pitaia branca (Hylocereus undatus) e pitaia vermelha (Hylocereus polyrhizus). Universidade Federal de Juiz de Fora, p. 63, 2016.