Apesar de ter sido declarado inelegível após uma condenação pela Justiça Eleitoral e estar impedido de concorrer nas eleições presidenciais de 2026, o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda é lembrado positivamente por uma parcela significativa da população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas.
O levantamento, feito entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, mostra que Bolsonaro foi citado como a preferência para governar o país por 14,3% dos entrevistados na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores.
Esse número é notável, especialmente porque o candidato mais lembrado espontaneamente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obteve 22,1% das citações.
31% acham Lula pior que Bolsonaro contra 28,4% que acham que Lula é melhor, diz Paraná Pesquisashttps://t.co/oMbg1yt4ur
— Terra Brasil Notícias (@TerraBrasilnot) October 14, 2023
A pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, mais da metade dos entrevistados (51,2%) não conseguiu citar um nome ou preferiu não opinar, enquanto 8,7% indicaram que pretendem votar em branco, nulo ou em “ninguém”.
Dentre os outros nomes mencionados, apenas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conseguiu ultrapassar a marca de 1%, alcançando 1,3%.
Outros políticos, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a ministra Simone Tebet, os governadores Romeu Zema, Eduardo Leite e Ratinho Junior, a senadora Tereza Cristina e o ex-ministro Sergio Moro também foram citados, mas não conseguiram atingir 1%.
A pesquisa foi conduzida por meio de 2.020 entrevistas realizadas em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.
Ela também avaliou o governo do presidente Lula e os principais cenários da corrida eleitoral para 2026, com detalhes adicionais disponíveis na edição da VEJA desta semana.