Estão paradas as exportações de carne bovina para a China por conta de uma doença peculiar chamada \”mal da vaca louca\”. O caso teve informação confirmada pelo Ministério da agricultura.
A pasta explicou em nota que a suspensão segue o protocolo sanitário firmado entre Brasil e China. Assim, também descartaram a existência de qualquer risco para o consumidor.
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
De acordo com o Orgão, um macho de nove anos de idade teve até então a doença da vaca louca em uma cidade pacata em Marabá, PA.

Acredita-se que o fato de uma má alimentação, o boi tenha ficado contaminado. O animal foi abatido e sua carcaça incinerada na fazenda. Após isso, o local teve sua interdição decretada pelo governo do Pará.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) foi comunicada sobre o mal da vaca louca. Assim, as amostras foram encaminhadas para o laboratório da instituição em Alberta, no Canadá para melhores estudos.
“Todas as providências cabíveis foram tomadas imediatamente e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade da nossa carne”, disse o ministro Carlos Fávaro em nota.
O mal da vaca louca não é tão comum, mas no final dos anos 90, um surto da doença atingiu algumas pessoas na Grã-Bretanha. Assim, houve uma longa paralização de meses no consumo de carne bovina no país.
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
Por outro lado, a doença foi transmitida aos seres humanos por conta de bois alimentados também com ração animal contaminada.