O Mercado da Bola no início da temporada de 2023 começou com tudo para o Vasco da Gama. O Cruz-maltino, que iniciou seu processo de se tornar SAF no meio do ano passado, abriu os cofres do clube para reforçar o elenco principal e dar a esperança de dias melhores para o Gigante da Colina neste ano.
Ao todo, o Vasco já realizou 14 transferências, tanto de chegada quanto de saída de jogadores do clube, fora os que renovaram com o contrato com o clube.
Além disso, o cargo de treinador foi preenchido por Maurício Barbieri, ex-Red Bull Bragantino e Flamengo, que já comandou dois jogos pelo clube em amistosos na Flórida. Na primeira partida, derrota para o River Plate por 3 a 0; contra o Inter Miami, venceu com os mesmos 3 a 0, com gols de Nenê, Alex Teixeira e Figueiredo.
O clube de São Januário precisa, acima de tudo, se estabilizar na elite do futebol brasileiro. Neste ano, o torcedor deposita suas esperanças em bons nomes que vêm sendo anunciados por contribuição do dinheiro advindo da 777 Partners. Confira abaixo as chegadas, permanências e saídas do Vasco da Gama para este ano que promete:

CHEGADAS
Estes são os jogadores que chegam ao Vasco para esta temporada:
- Goleiros: Ivan – FC Zenit;
- Zagueiros: Léo Pelé – São Paulo; Robson Bambu – Nice (FRA);
- Laterais: Lucas Piton – Corinthians; Lucas Orellano – Vélez Sarsfield;
- Meio Campistas: De Lucca – Bahia; Jair – Atlético-MG; “Pumita” Rodríguez – Nacional (URU);
- Atacantes: Pedro Raul – Kashima Reysol;

PERMANÊNCIAS
- Goleiros: Halls; Thiago Rodrigues;
- Zagueiros: Anderson Conceição; Edimar;
- Meio Campistas: Nenê;
- Atacantes: Alex Teixeira; Figueiredo

SAÍDAS
- Goleiros: Fintelman (Ceará);
- Zagueiros: Matheus Ribeiro (CRB);
- Meio Campistas: Yuri Lara (Yokohama FC – Japão); Andrey (Chelsea – ING);
- Atacantes: Carlos Palacios (Colo-Colo – CHI)

DESTAQUES DO MERCADO DA BOLA DE 2023 DO VASCO
IVAN
Um dos maiores problemas do Vasco nos últimos anos tem sido na posição de goleiro. Desde a saída de Martín Silva em 2018, a equipe vascaína sofreu bastante para achar seu arqueiro ideal. Mesmo com a renovação de Thiago Rodrigues, o Vasco contratou o goleiro Ivan, emprestado pelo Zenit, da Rússia.
Ivan já foi convocado para a Seleção Brasileira e despontou na Ponte Preta, sendo considerado uma grande promessa na posição. Agora, deve se firmar como goleiro titular do Vasco para a disputa da Série A.
JAIR

O meia Jair veio do Atlético-MG e já era desejo antigo da diretoria cruzmaltina. Jair assina um contrato de 3 anos com o clube e chega com status de titular para a vaga no meio-campo.
O volante atuou nas últimas quatro temporadas no Galo e conquistou três títulos: Brasileiro (2021), Copa do Brasil (2021) e Supercopa do Brasil (2022).
PEDRO RAUL
Primeira grande contratação do Vasco, Pedro Raul foi o vice-artilheiro do último Campeonato Brasileiro pelo Goiás, com 19 gols em 34 partidas disputadas.

O atacante veio do time japonês Kashima Reysol por pouco mais de R$ 10 milhões de reais (2 milhões de dólares) e pretende repetir a boa temporada que teve pelo Esmeraldino e fazer história na posição que era do maior ídolo do Gigante da Colina, Roberto Dinamite, falecido no início deste ano.
ANDREY
Sem dúvidas, Andrey será o jogador que mais fará falta para o elenco principal do Vasco. O meia foi vendido para o Chelsea-ENG pelo valor astronômico de 23 milhões de Euros (aproximadamente R$ 126 milhões), divididos entre valores fixos e valores pagos por metas atingidas.

O jovem ex-volante do Vasco assinou contrato de 5 anos com o clube inglês, que está hoje (23) na décima posição do Campeonato Inglês e, quem sabe, possa ajudar o time de Londres a se recuperar na tabela.