As chuvas que caíram em entre sexta-feira (17) e sábado (18) no Litoral Norte de São Paulo foram as maiores registradas em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
As fortes chuvas que atingiram o litoral norte foram as maiores registradas em 24h no país. As chuvas caíram entre sexta feira, dia 17 e Sábado, dia 18.
As informações sobre o registro vieram do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Cemaden instalou a maior parte dos pluviômetros da rede de observação do país em 2013. O equipamento verifica a quantidade de chuva.
Os equipamentos de verificação de níveis de chuva, foram instalados em sua maioria no ano de 2013. Essa ferramenta leva o nome de pluviômetro.
Ano passado o país presenciou uma tragédia em Petrópolis, registrando níveis de chuva em 534,4 milímetros.
Em Bertioga nesse final de semana, os registros bateram em 683 milímetros, acumulados nas 24 horas, é o maior registro até o momento.
Até então, o recorde do Inmet, de 1991, da cidade de Florianópolis, é de 404,8 mm em 24 horas.
Uma das razões para justificar o alto volume de chuvas estão na cadeia de montanhas da Serra do Mar e uma frente fria vindo do mar

Listamos aqui 5 motivos que explicam as grandes chuvas:
- Baixa pressão no litoral de São Paulo;
- Frente fria vindo pelo mar;
- Ventos quentes vindos do Nordeste;
- Nuvens com muita água;
- Cadeia de montanhas da Serra do Mar.
Esses cinco fatores juntos se “encontraram” em cima do Litoral Norte de SP, como se cercassem as nuvens e as fizessem ficar concentradas em uma só área durante um longo período. Parecido com uma grande esponja de água sendo espremida por todos os lados.
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
Esses cinco fatores são como se fossem uma grande esponja de água sendo espremida por todos os lados.