Camera-uniforme-da-policia

Câmeras Em Uniformes Policiais Serão Fundamentais Para Prender Golpistas

Dia 8 de Janeiro de 2023 ficou marcado por um atendado a democracia feito por bolsonaristas ao prédio da presidência em Brasília. Mas como era de se esperar, a polícia está atrás dos envolvidos e as câmeras nos uniformes policiais podem ajudar na identificação dos golpistas.

No estado de Brasília, as câmeras demonstraram profissionalismo e resistência de uma parte do grupo na proteção do patrimônio público durante os antidemocráticos.

Por outro lado, Em São Paulo foram gravadas imagens da reação de um criminoso. Ele levou um tiro e acabou morto. Havia uma imitação de revolver em sua cintura. A PM considerou que os policiais agiram em legítima defesa após olhar as imagens.

\"\"

Na praia do Guarujá, o policial que portava uma das filmadoras tampou-a com a mão, como quem não quisesse mostrar as imagens. Entretanto a gravação de outro colega flagrou o suspeito já rendido e mesmo assim morto pelos PM’s locais.

As câmeras nos uniformes é um deseja já antigo do estado, visto que muitas ocorrências tinham polêmicas envolvidas.

Um estudo feito com dados da própria polícia paulista mostra uma queda de quase 60% das mortes em confrontos após a adoção dessas câmeras e aumento de 24% na apreensão de armas.

Após a implementação de câmeras nos uniformes, dados mostram que houve um aumento em 24% das apreensões de armas e uma queda de 60% das mortes em confrontos.

 “Por um lado, a gente viu no caso de São Paulo, por exemplo, a redução importante da letalidade policial, mas também a redução da vitimização, da morte dos próprios policiais”, diz Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

Em seis estados brasileiros a ideia da câmera já está em uso e outros nove estão em fase de teste até então.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *