Todo grande time passa pelas mãos de um grande treinador. De tempos em tempos, vimos excelentes comandantes pelos mais diversos clubes do mundo, seja pela sua capacidade tática, seu jeito irreverente e carismático e, é claro, por conquistar muitos títulos.
A pesquisa mais recente sobre os maiores técnicos de futebol da história foi feita recentemente pelo site britânico especializado em futebol internacional, o 90min.
Em postagem nas redes sociais, o site definiu os Top 50 treinadores que marcaram época no futebol, com nomes consagrados de técnicos como Carlo Ancelotti, Jurgen Klopp e Antonio Conte.
Para além dos “gringos”, diversos nomes brasileiros estão incluídos na lista, como Zagallo (26º), Felipão (33º) e Parreira (38º). Telê Santana, ídolo do São Paulo, foi o comandante mais bem ranqueado do nosso país, na 20ª posição. O ex-técnico da seleção, Tite, não apareceu no ranking.
Porém, na lista do A Folha Hoje, vamos analisar as carreiras dos dez maiores técnicos incluídos pelo 90min na lista de maiores treinadores de todos os tempos. CONFIRA AGORA!
OS 10 MAIORES TÉCNICOS DE TODOS OS TEMPOS PELA 90MIN
10. Bob Paisley
Maior técnico da história do Liverpool, Bob Paisley não queria ser treinador do clube. Antigo assistente de seu antecessor, Bill Shanky, Paisley era conhecido como o “gênio silencioso” e ficou marcado por elevar o patamar do Liverpool na década de 1970.
Bob é um dos treinadores ingleses que mais venceram títulos atuando como treinador e jogador, ambos pelo Liverpool. É lembrado até hoje pelo clube inglês na música “We’ve Conquered All of Europe”, cantado pelos seus torcedores nas arquibancadas.
Acumula mais de 15 títulos com o Liverpool, incluindo seis campeonatos ingleses (1976, 1977, 1979, 1980, 1982, 1983) e mais três Champions Leagues (1977, 1978 e 1981).
9. José Mourinho
Ou você ama, ou você odeia, mas não dá para negar a importância de José Mourinho para o futebol em geral. Conhecido por seu apelido “The Special One”, Mourinho ganhou popularidade na Europa ao conquistar o título da Champions de 2004 como “azarão” com a equipe do Porto.
De lá pra cá, o técnico português empilhou mais de 20 títulos em quatro das 5 principais ligas da Europa em clubes como o Real Madrid, Chelsea, Manchester United e, mais recentemente, na Roma. Em uma coisa podemos concordar: é um vencedor nato.
As taças mais importantes foram conquistadas em Portugal, como citado anteriormente, e na Itália na Champions de 2010 com a Inter de Milão. No mais, cinco títulos internacionais e nove campeonatos nacionais para a sua conta durante sua vitoriosa carreira europeia.
8. Helenio Herrera
Herrera é um dos grandes treinadores não só pela sua capacidade defensiva extremamente aguçada, mas por introduzir outros aspectos extracampo para o futebol.
O técnico argentino da Inter de Milão na década de 1960, também teve excelentes passagens por Atlético de Madrid e Barcelona e ficou conhecido pelo seu pragmatismo aliada ao talento de variação esquemas táticos.
Ele foi muito importante para o futebol por abraçar a psicologia e a dieta para os jogadores, algo considerado visionário para a época.
Com mais de 15 títulos ao longo de duas décadas de carreira, acumulou troféus pela Espanha e principalmente na Itália, onde ganhou duas Champions e dois Mundias de Clubes pela Inter.
7. Ernst Happel
Happel é muito conhecido por sua inovação tática no futebol entre os anos 1970 e 1980. Implantou um sistema bastante utilizado nos times atuais, o 4-3-3 com fluidez ofensiva, trabalho em equipe e também o domínio do meio campo.
Tal esquema consagrou seu sucesso na Europa, muito por conta de não atuar em grandes ligas. Mas ainda assim, vencendo títulos por clubes como Hamburgo-ALE, Club Brugge-BEL e Feyenoord-NLD.
Suas maiores conquistas foram duas Champions League com o Feyenoord (1970) e com o Hamburgo (1983).
6. Johan Cryuff
Existe um Barcelona antes e depois de Johan Cruyff. O craque holandês é um dos poucos jogadores que, após pendurar suas chuteiras, continuaram como gênios dentro de campo – só que na função de treinador.
Cruyff, imortalizado pelo futebol-total da seleção holandesa na Copa de 1974, saiu do Ajax e voltou ao Barcelona, desta vez como técnico, e mudou a história do clube. Adotando as táticas enquanto jogador, Cruyff enfileirou inúmeros títulos pela equipe catalã.
Ao todo, foram 14 títulos com as duas equipes, mas seu maior destaque foi na Espanha. Com os culérs, conquistou a primeira Champions do Barça em 1992, quatro títulos espanhóis (1991-1994) e implementou um sistema de jogo aplicado até hoje em La Masia.
5. Giovanni Trapattoni
Trapattoni é o responsável pela grandeza não só do futebol italiano no geral, mas da maior equipe do calcio, a Juventus. Ele é o técnico mais vitorioso da Itália e ficou marcado pela hegemonia da Velha Senhora em territórios italianos e europeus.
Durante sua primeira passagem na Juve, Trapattoni acumulou 12 títulos em 10 anos, sendo seis campeonatos italianos (1977, 1978, 1981, 1982, 1984, 1986) e uma Champions League (1984).
Fora seu trabalho formidável na Juventus, seu sistema defensivo aplicado acumulou títulos em outros gigantes europeus na própria Itália, no caso a Inter de Milão, e fora dela por Benfica e Bayern de Munique.
4. Pep Guardiola
Um dos discípulos de Cruyff como jogador do Barcelona, Pep Guardiola se tornou um treinador tão bom quanto volante em seus tempos de jogador. Seu primeiro grande trabalho como técnico foi no próprio Barça no ano de 2008. O resto é história.
Em apenas 4 anos no clube catalão, Pep acumulou nove títulos nacionais e internacionais, incluindo as Champions de 2011 e a de 2008, temporada na qual o Barcelona levantou a tríplice coroa.
Mas, muito além disso, foi o treinador do time que é, considerado por muitos, o melhor da história dos clubes. O Barcelona que continha o trio Busquets, Xavi e Iniesta além de nada mais, nada menos, que Lionel Messi.
Fora do Barcelona, Pep dominou a Alemanha com o Bayern de Munique e também a Inglaterra em seu atual trabalho com o Manchester City.
3. Rinus Michels
Michels venceu a uma Eurocopa pelos Países Baixos e uma Champions League pelo Ajax durante sua distinta carreira, seu legado vai ainda mais além por ser lembrado por algo que nunca conquistou: a Copa do Mundo de 1974.
A equipe de Rinus Michels foi derrotada pela Alemanha Ocidental na final do torneio, mas jogou o futebol mais mágico da história com a Laranja Mecânica e seu futebol-total. Sem Michels, treinadores desta lista não existiriam, como Guardiola e Cruyff, seus discípulos.
Pelo Ajax, além da Liga dos Campeões (1971), foram 4 títulos incontestáveis da Eredivisie, primeira divisão do campeonato neerlandês (1966-1968; 1970) e inúmeras contribuições para o futebol moderno.
2. Arrigo Sacchi
Para quem acompanha o futebol a mais tempo, Arrigo Sacchi é uma das figuras mais emblemáticas dentro do esporte que tanto amamos. Fortemente influenciado seu antecessor nesta lista, Rinus Michels, Sacchi criou uma dinastia com o Milan na década de 1980 e 1990.
Diferentemente do pragmatismo e do sistema defensivo fortemente pregado por treinadores italianos na época, Arrigo inovou seu esquema de jogo, propondo linhas defensivas altas, pressão no campo adversário e, é claro, muita ofensividade.
Para isso, contou com ilustres nomes como Van Basten, Rijkaard e Gullit, todos holandeses, para que o Milan se tornasse esta potência que conhecemos hoje. Ao todo, foram oito títulos com os rossoneros, incluindo duas Champions (1989 e 1990) e dois campeonatos Mundiais (1990 e 1991).
1. Alex Ferguson
Condecorado Sir pela Rainha Elizabeth II em 1999 após a tríplice coroa com o Manchester United, Alex Ferguson é, sem dúvidas, o maior técnico de todos os tempos. Ferguson chegou ao United em 1986 para promover uma revolução no clube e na forma de jogar futebol na Inglaterra.
Ao longo de 27 anos no comando dos Red Devils e mais oito no Aberdeen FC da Escócia, foram incríveis 32 títulos em competições nacionais, internacionais e mundiais. É o técnico que mais conquistou campeonatos ingleses ao longo da história do torneio (13 vezes).
Além de conquistar as Champions de 1999 e 2008, revelou grandes craques para o mundo com seu método de enxergar o jogo e treinar suas equipes ao longo de sua carreira, como David Beckham e, para muitos o melhor da história, Cristiano Ronaldo.
Ao se perguntar sobre os melhores técnicos da história, tenha certeza que ele será o primeiro na sua mente. Sir Alex Ferguson. Lendário.