A erva-cidreira também conhecida como cidreira-verdadeira. Uma planta originária da Ásia, ela é rasteira e tem as folhas semelhantes com a hortelã.
Tem dois tipos de erva-cidreira, a brasileira presente na América do Sul, é um arbusto com flores roxas. Já o capim-cidreira é bem mais comum e fácil de ser encontrada, possui caule e folhas estreitas e compridas. Sabor forte de limão.
Abaixo explicaremos melhor, as propriedades e efeitos benéficos da erva-cidreira.
Benefícios da erva-cidreira

O principal objetivo da erva-cidreira, conhecido popularmente é seus efeitos calmantes, mas ela é uma erva que vai muito além disso. Confira os benefícios!
Reduz o estresse
A erva-cidreira participa da redução do estresse devido a presença do ácido rosmarínico, que trabalha aumentando a atividade dos neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento do corpo.
Deste modo, aumenta a sensação de bem-estar e tranquilidade, diminuindo os sintomas de agitação causados pelo estresse.
Melhora os sintomas da ansiedade
O chá de erva-cidreira juntamente com os tratamentos terapêuticos adequados, também participa do controle da ansiedade, melhorando o humor e por consequência tem efeito positivo sobre a ansiedade.
Esse efeito sobre a ansiedade, pode ajudar a controlar o consumo alimentar, diminuindo o sobrepeso. Devido a compulsão estar vinculada a ansiedade aumentada.
Auxilia nas funções cognitivas
Existem estudo que comprovam que a utilização da erva-cidreira no dia a dia, melhora as funções cognitivas e proporciona maior clareza mental.
Além disso, melhora muito a concentração e o desempenho em tarefas escolares que exigem maior atenção, como matemática.
Alivia a insônia
A erva-cidreira devido suas propriedades tranquilizantes, auxilia a reduzir a agitação e melhora a inquietação referente aos distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo.
Ainda assim, não há muitos estudos, então seria necessário mais pesquisas para validar as descobertas.
Melhora a digestão
Devido seu poder sedativo a erva cidreira consegue promover melhora nos sintomas gástricos, melhorando a digestão.
Bem como, possui efeito sobre os gases, reduzindo o desconforto abdominal. Provavelmente esse efeito positivo sobre os gases se dê pela capacidade de relaxamento de tecidos.
Combate as náuseas
Além dos potenciais benefícios no sistema digestivo, a erva ainda consegue aliviar a sensações das náuseas. Uma erva muito útil no tratamento dos sintomas gastrointestinais.
Reduz as cólicas menstruais
Devido a erva-cidreira conter um óleo essencial chamado citral, que tem efeito antiespasmódico e carminativo.
Nesse sentido, a produção dessas substâncias aumenta a contração do intestino, aliviando a cólica menstrual.
Combate a dor de cabeça
Muitas vezes a dor de cabeça está vinculada a tenção e contração dos músculos. A erva-cidreira auxilia no combate da dor de cabeça, justamente por ser relaxante diminuindo a contração dos músculos.
Além disso, a erva-cidreira é anti-inflamatória devido a ação antioxidante, combatendo as inflamações.
Indicações de uso
A recomendação de uso do chá de erva-cidreira é diária para usufruir das propriedades ansiolíticas, de forma a equilibrar o organismo.
Porém, o ideal é ingerir no máximo 3 xícaras do chá por dia, sem utilizar quantidades acima de 12 gramas da erva.
Como preparar o chá de erva-cidreira
Fácil de preparar, leva apenas 5 minutos e rende 1 porção.
INGREDIENTES:
1 colher de sopa de erva-cidreira
2 rodelas de limão taiti
1 Rodela fina de gengibre
Preferencialmente não utilizar açúcar.
MODO DE PREPARO:
Deixe a água ferver e coloque a erva-cidreira, fazendo a infusão;
Em uma xícara coloque as rodelas de limão e gengibre;
Misture tudo e deixe agir por 5 minutos.
Contraindicação da erva-cidreira
As contraindicações são referentes a grupos de pessoas, gestantes não devem utilizas, assim como lactantes e crianças menores de 12 anos.
Assim também, pessoas que são hipotensas e com hipotireoidismo não devem consumir o chá de erva-cidreira, nem pessoas que estejam utilizando medicamentos calmantes e sedativos.
Efeitos colaterais da erva-cidreira
Os efeitos colaterais estão relacionados a queda da pressão devido ela causar leve dilatação dos vasos sanguíneos e muita sonolência, por conta de seu poder calmante e sedativo.
Por isso, você deve evitar utilizar em momento que já esteja sonolento ou com sintomas de pressão baixa.
Referências:
SANTOS, Ana Paula Gomes dos; OLIVEIRA, Amanda Santana de; OLIVEIRA, Vania Jesus dos Santos de. Uso e eficácia da erva cidreira, um comparativo entre conhecimento científico e senso comum: metassíntese. Journal of Biology & Pharmacy and Agricultural Management, v. 14, nº 2, 2018.