A camomila é uma planta de uso medicinal, tem como nome científico Matricaria chamomill, nativa da Europa, da família das Asteraceae.
Comumente conhecida pelos seus poderes relaxantes. É uma planta que possui flores amarelas com branco, de caule pequeno atingindo entre 30 e 50 centímetros de altura, fertiliza em ciclos anuais.
Muito divulgada e conhecida pelo mundo inteiro, os compostos da camomila podem ser utilizados de forma diferente, em cada parte. As flores possuem alto índice de flavonoides, cumarinas e óleo essencial.
Como usar a camomila

Utilizada geralmente como chá através da infusão. Infusão é a bebida resultante da imersão de folhas e frutos, em água quente, o ideal é que não ferva é interessante que antes da água entrar em ebulição seja desligado o fogo, e então adicionar as folhas e/ou frutos.
O chá de camomila é muito simples de ser feito, agora descreveremos o modo de preparo:
- Aqueça 1 xícara de chá, antes de ferver desligue;
- Adicione 3 colheres de sopa de flores camomila;
- Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos, após é só coar e beber!
O ideal é que este chá não seja adoçado, então uma opção muito saudável é adicionar uma fruta em fatias finas ou até mesmo uma fruta seca, como a maçã. Outra opção é a utilização de uma porção de suco junto do chá, sempre evitando sucos industrializados e adoçados.
Você também pode utilizar o chá misturado com leite desnatado ou fazer a infusão diretamente no leite. Poderia servir como ceia, que é a refeição feita antes de dormir, assim ficará alimentado e proporcionará um sono mais tranquilo.
Camomila como remédio
A camomila como uso medicinal é utilizada como chá (infusão) ou como óleo essencial, auxilia na digestão, cólicas intestinais, náuseas e vómito. Também tem efeitos positivos no sistema nervoso central, auxiliando contra a insônia e diminuindo a ansiedade, problemas recorrentes no século XXI.
É extraído da planta um óleo chamado de azuleno, que auxilia no tratamento edemas, inflamações, alergias e queimaduras cutâneas.
Camomila como cosmético
Na indústria de cosméticos a camomila é utilizada com frequência, devido suas propriedades calmantes, para a pele.
No tratamento da pele o chá de camomila deve ser aplicado frio para potencializar os efeitos de calmantes, tonificando a pele e hidratando.
Pessoas que possuem imperfeições como edemas cutâneos, inflamações de espinhas e rosácea, trabalha diminuindo a vermelhidão e reduzindo a inflamação.
Para fazer em casa: 500ml de água e 2 colheres de sopa cheia de flor de camomila. Aplicar duas vezes ao dia.
Nos cabelos a camomila possui um efeito clareador e muitos shampoos para loiras, levam essa planta em sua formulação, aumentando o brilho e destacando a cor dourada.
Armazenamento da camomila
A camomila é uma erva que necessita de alguns cuidados quanto ao armazenamento, para evitar a proliferação de “bichinhos”. Ela deve ser armazenada em local seco, longe do calor e da exposição solar, interessante também armazenar em sacos vedados, retirando todo o ar.
Já o armazenado do chá de camomila é um pouquinho diferente. Muitas vezes as pessoas, na intenção de facilitar a rotina, gostam de fazer alguns alimentos ou chás em quantidade maior, a fim de poupar o tempo. Principalmente o chá de camomila que pode ser ingerido ao longo do dia, mais que uma vez.
Então logo vem o questionamento, “posso fazer o chá de camomila em quantidade maior e guardar na geladeira?”.
Sim! É possível fazer o chá em um único momento e ir utilizando ao longo do dia, contudo não é interessante que seja armazenado na geladeira, pois a erva ao ser muito resfriada pode perder parte de suas propriedades benéficas.
Então, o ideal é que o chá após estar pronto fique em temperatura ambiente!
Benefícios do chá de camomila

Os benefícios do chá de camomila são diversos, o mais divulgado e conhecido pelas pessoas está relacionado a ansiedade, devido a camomila ser relaxante. Contudo o chá de camomila apresenta diversos outros benefícios, que citaremos logo abaixo:
- Diminui a hiperatividade, podendo ser ofertado inclusive para as crianças agitadas;
- Reduz a insônia, pois mantem o corpo relaxado durante a noite;
- Melhora a má digestão de alimentos assim como o chá de alecrim;
- Traz alívio para enjoos, indicado também gestantes, mas a frequência e quantidade deve ser estabelecida pelo médico que acompanha a gestante, pois pode proporcionar contrações antecipadas quando consumido em quantidade grande;
- Potente relaxante muscular, devido à presença de glicina;
- Reduz a cólica menstrual;
- É anti-inflamatório, auxiliando no tratamento de feridas;
- Promove limpeza da pele, reduzindo as impurezas;
- Reduz dores de cabeça;
- Aumenta a imunidade, devido à presença de cálcio, magnésio, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina A;
- Ajuda no controle de doenças respiratórias, através a inalação do chá;
- Reduz níveis de febre;
- Auxilia doenças vaginais por fungo, através de banho de assento;
- Melhora o fluxo sanguíneo.
Efeitos colaterais do chá de camomila
A contraindicação do chá está relacionada à alergia e hipersensibilidade a planta.
O uso do chá de camomila por crianças deve respeitar as indicações do pediatra em relação à quantidade e frequência.
Claro que também deve ser levado em consideração as quantidades, acima de 3 litros de chá no dia, pode gerar desconforto abdominal e até mesmo intoxicação.
Camomila coadjuvante no tratamento de doenças
A principal característica do chá de camomila é ser calmante, devido a isso ele tem impacto sobre a pressão arterial sistêmica (HAS), podendo auxiliar na redução da pressão, participando do tratamento da Hipertensão, claro que não exclui o tratamento medicamentoso, quando for ocaso.
Diabetes – O chá de camomila por possuir ação antioxidante também participa no controle da glicemia, principalmente quando utilizado com canela. Claro que aliado a uma dieta balanceada e atividade física.
Refluxo gastresofágico – A indicação do chá de camomila para o refluxo é de 2 xícaras ao dia, em dois momentos, trazendo alívio para o esófago que sofre atrito, devido os constantes contatos com suco gástrico, por causa do refluxo.
Podemos concluir que os efeitos do chá de camomila para a saúde são muitos, mas sua principal atuação é como calmante, atingindo pele, sistema gástrico e sistema nervoso.
Referências:
BELETTINI, Salviano Tramontin ; DONADEL, Guilherme; DALMAGRO, Mariana; OTENIO, Joice Karina; PINC, Mariana Moraes; SABEC Giuliana Zardeto; LOURENÇO, Emerson Luiz Botelho Alternative treatment of premenstrual syndrome with chamomile, apple and passion fruit. RSD, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8702 Acesso em: 08 abr. 2021.
CARVALHO, Camila Regina Silva. Potencial antioxidante e teor de compostos fenólicos dos chás de hortelã (mentha spicata), camomila (matricaria chamomilla) e capim-cidreira (cymbopogon citratus). Universidade Federal de Uberlândia. Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/225487127.pdf Acesso em: 08 abr. 2021.
LEGNNAIOLI, Setella.Chá de camomila: para que serve? Ecycle, [s.d?].Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6793-cha-de-camomila.html Acesso em:08 abr. 2021.
MATSUSHITA ,Milton Satoshi; DESCHAMPS, Cícero; JÚNIOR, Cirino Corrêa. Análise socioeconômica da produção de capítulos florais e óleo essencial de cultivares de camomila. GEPEC, 2017. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/16353 Acesso em: 08 abr. 2021.
ONOFRE, Alberto Vinicius Casimiro; LIMA, Maria Elza de Oliveira; BARROS, Mariana Luz Pessoa. Plantas medicinais. Repositório UFSC, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/193336/PLANTASMEDICINAIS2016CA.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 08 abr. 2021.