Marcela Braga, uma das melhores amigas de Michelle Bolsonaro, ocupava a posição de vice-cônsul em Orlando (EUA). Ocupava, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu-a do cargo juntamente com o chanceler Mauro Vieira.
Ela já atuou como assessora especial do gabinete pessoal da Presidência da República. Nesta época, ela trabalhou diretamente com a esposa do presidente Jair Bolsonaro (PL).
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
Outro nome do governo Bolsonaro exonerado de sua função: o ministro de segunda classe Roberto Goidanich, considerado assim um diplomata \”antimáscara\”. Ele ocupava até então o lugar de cônsul-geral em Faro, Portugal.
Marcela Braga tem algumas polêmicas envolvendo seu nome no Itamaraty. Depois de algumas promoções no cargo, passando na frente de 200 profissionais da casa, era esperado uma evolução na carreira.

Goidanich também tem questionamentos envolvidos. O ministro elaborou alguns debates públicos, com nomes polêmicos da ultra direita. Palestras à frente da Funag (Fundação Alexandre de Gusmão), um centro de debates e pesquisas do Itamaraty.
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
Além do mais, ele se envolveu em polêmicas, questionando o uso das mascaras e alertando perigo delas. Atitude assim que o levou a CPI da Covid 19 no Senado. Marcela Braga e Roberto Goidanich não se pronunciaram.