O chá de cavalinha é uma bebida que é preparada, a partir da planta, aproveitando as hastes e brotos, com nome científico Equisetum arvense. É uma planta herbácea nativa das regiões árticas do hemisfério norte.
A planta recebeu o nome de cavalinha, porque seu caule é semelhante à cauda de um cavalo.
O chá da planta era muito utilizado na Grécia antiga, por pessoas com retenção de líquido, por ser conhecido como um diurético natural. Da mesma forma é conhecido ainda hoje, sendo que sua ação sobre a diurese é o benefício mais citado nos sites de buscas.
Neste post iremos falar sobre os benefícios da cavalinha, as contraindicações e quem pode usar com tranquilidade. Confira abaixo.
Benefícios do chá de cavalinha

A utilização contínua de chás trazem muitos benefícios à saúde, devido as propriedades terapêuticas presentes neles. A cavalinha se constitui, como uma erva medicinal que produz alguns benefícios, que seguem abaixo:
Diminui a retenção de líquidos
A cavalinha possui efeito diurético devido a presença de quercetina, apigenina (que são compostos fenólicos), ácido cafeico e cinâmico. Esses compostos agem aumentando a produção e a eliminação de líquidos.
Essa eliminação de líquidos acontece através da urina, dessa forma consegue combater o inchaço e por consequência, auxilia a regular o peso.
Ajuda a emagrecer
Auxilia no emagrecimento, devido a presença de ácido cafeico que tem função termogênica. Assim consegue aumentar a queima de gordura localizada, reduzindo o peso final.
Combate infecção urinária
A ação diurética do chá de cavalinha é uma poderosa aliada no controle de doenças da bexiga, pois ele age principalmente combatendo infecções urinárias.
Isso se dá, pela maior eliminação da urina, que carrega e retira as toxinas do organismo de maneira mais rápida. A substancia capaz de realizar essa ação é a equisetonina, ou saponina.
Da mesma forma, o chá de cavalinha, estimula levemente um fluxo urinário maior e assim acaba ajudando a remover as bactérias maléficas presentes na bexiga.
Reduza a Pressão Arterial sistêmica
Quando falamos sobre Pressão Arterial é importante lembrar, que ela fica aumentada devido à grande pressão causada pelo sangue nas artérias.
Uma estratégia natural que pode ser utilizada, para diminuir a Pressão Arterial é uso concomitante de chás que reduzem a retenção de líquido, assim como, o chá de hibisco e o chá de cavalinha.
Ao passo que essa melhora da pressão se dá, porque a ação diurética é capaz de diminuir o volume do líquido nos vasos sanguíneos e por consequência, reduz o esforço que o coração fará para bombear o sangue.
No entanto, devemos considerar que o uso de chás não exclui o uso de medicação, para as pessoas que têm Pressão Arterial sistêmica muito alterada. Eles servem como um complemento.
A recomendação sempre é seguir as orientações do seu médico.
Aqui vale ressaltar, que as pessoas que possuem a Pressão Arterial baixa, não devem fazer uso do chá de cavalinha, devido o chá promover a hipotensão. Assim a pressão ficaria ainda mais baixa, o que também traz problemas.
Melhora a saúde dos ossos
O chá de cavalinha por possuir um alto teor de sílicio e vitamina C, na sua composição, promove uma melhora na formação da densidade dos ossos e consistências das cartilagens.
Principalmente, devido a ação da vitamina C em relação a absorção do colágeno.
O grande benefício aqui é deixar os ossos menos expostos, e assim diminuir os riscos de fraturas.
Melhora o aspecto das unhas, pele e cabelo
O chá de cavalinha possui propriedades que estimulam a produção de colágeno como o silício, que contribui para a prevenção de estrias e melhora da pele, de forma geral. Assim como, deixa as unhas e cabelo mais bonitos.
Ainda podemos ressaltar que o chá tem um efeito que favorece o desaparecimento das celulites.
Devido aumentar a produção de colágeno, juntamente com a redução da retenção de líquidos no corpo, diminuindo muito o aspecto de inflamação das células de gordura.
Possui ação antifúngica e antibacteriana
Este chá, também é usado para o tratamento de infecções urinárias, manutenção de hemorragias e menstruações de fluxos abundantes, por possuir ação anti-inflamatória.
Outro benefício em relação ao tratamento de infecções é que o chá auxilia na redução de pedras nos rins e próstata inflamada.
Além disso, os fungos são eliminados pelas propriedades presentes nos óleos essenciais timol e cineol, que reduzem a produção dos fungos da pele.
Bem como reduzem a cândida e bactérias como Escherichia coli, que causa infecção urinária, e Streptococus aureus que causa infecção pulmonar, de pele e ossos.
Ainda são necessários, mais estudos que comprovem e reafirmem esses benefícios.
Recomendação de uso do chá de cavalinha
A recomendação de ingestão de chá de cavalinha é de aproximadamente 3 xícaras ao dia, mais ou menos 250 ml.
Preferencialmente em horários intercalados, para não correr o risco de aumentar muito a diurese.
A cavalinha pode ser consumida em forma de folha desidratada ou in natura. Geralmente presente em chás, sucos, óleos e compressas. As partes aproveitadas da planta, são as hastes e os brotos verdes.
Contraindicações do chá de cavalinha
O uso exacerbado do chá de cavalinha pode provocar problemas. E existe algumas contraindicações, como:
- Pessoas que possuem problemas no fígado, como cirrose hepática e hepatite crônica não deve utilizar o chá. Porque pode ocasionar leões e inflamações no fígado.
- Pessoas com insuficiência renal, não devem utilizar devido seu poder diurético. Assim como, quem tem insuficiência cardíaca.
- Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera, devem controlar muito o consumo, porque o chá tem tanino que pode irritar a mucosa do estômago.
- Pacientes em uso de medicações anticoagulantes, diuréticas e anti-hipertensivas. Devem evitar, porque ele potencializa os efeitos da diurese e pode bloquear a ação destes medicamentos.
- Gestantes, devem tomar muito cuidado com a utilização do chá de cavalinha. Não há ainda um consenso entre médicos e nutricionistas, sobre a quantidade que elas podem utilizar. Então a recomendação aqui seria não utilizar, a fim de não correr o risco de sofrer um aborto. Claro que, sob avaliação médica não haveria problema.
Modo de preparo do chá de cavalinha
Chá de cavalinha com canela
Ingredientes:
- 2 paus de canela
- 1 colher de sopa de cavalinha
- 250ml de água
Modo de preparo:
- Despeje a água e a canela em um uma panela e leve ao fogo;
- Assim que a água ferver, desligue e acrescente a cavalinha;
- Aguarde 10 minutos, e já pode consumir.
Referencias:
TIMÓTEO. Jailma Letícia Marques. Avaliação fotoquímica, microbiológica e citotóxica da cavalinha. Universidade Federal de Alagoas, Maceió 2017.