Início » Notícias » Os Jogos Olímpicos e as suas Curiosidades

Os Jogos Olímpicos e as suas Curiosidades

Veja algumas cruriosidades acerca das Olimpíadas

Anúncios

Os Jogos Olímpicos de 2020, que acabaram acontecendo em 2021, já acabaram, mas os fãs desse evento já estão se preparando para o próximo. Afinal, fã que é fã espera ansiosamente 4 anos, contando os dias no calendário para a abertura do próximo evento, não é mesmo?

E é por esses fãs que preparamos esse artigo, para falar um pouquinho mais sobre as curiosidades que envolvem esse universo tão mágico e de grande força e superação, principalmente pelas competições.

Anúncios

Então, além das vantagens de poder assistir de casa todos os esportes ao vivo em sites como Oddspedia, vamos também aprender um pouquinho mais sobre todo o histórico dos Jogos Olímpicos e suas curiosidades mais interessantes.

Escadaria em Hong Kong mostra ano e cidade em que ocorreram os jogos olímpicos
Escadaria em Hong Kong mostra ano e cidade em que ocorreram os jogos olímpicos / Imagem: pixabay.com

1-O Comitê Olímpico Internacional – COI

Em todos os eventos dos Jogos Olímpicos sempre ouvimos falar do COI. Para quem não sabe ele foi criado por Pierre de Coubertin, no ano de 1894, com o principal intuito de restituir e voltar a promover as modalidades que eram disputadas na antiga Grécia.

Anúncios

O comitê é uma organização não governamental e eles são responsáveis por toda a administração e legislação sobre os games. Além disso, eles também são os detentores oficiais de todas as marcas como a famosa bandeira olímpica, o lema olímpico e até o hino dos jogos.

2-Mulheres nas Olimpíadas

A tenista Charlotte Cooper
A tenista Charlotte Cooper / Image: reprodução

É difícil imaginar nos tempos de hoje, quando vemos tantas mulheres competindo em diversos esportes, que isso é uma novidade do nosso mundo moderno. Infelizmente, na Grécia antiga as mulheres não podiam sequer assistir às disputas e quem dirá participar, mas graças a evolução do mundo esse cenário mudou completamente.

O grande nome que marcou essa transição foi Charlotte Cooper, no ano de 1900 – a primeira mulher a estrear nos jogos e o melhor, a primeira campeã olímpica da história. Ela era uma tenista e fez história nesse esporte, pois na época as mulheres só podiam participar das competições de golfe, tênis, hipismo, vela e croqué.

+ LEIA TAMBÉM  Corrida Presidencial: Em Sergipe, Pré-candidato Lula Faz Discurso e Encontra-se com Aliados

3-Inauguração dos Jogos Paraolímpicos

Anúncios

A história dos Jogos Olímpicos também passa claro, pelos jogos paraolímpicos, pois foi deles que surgiram esse novo evento de inclusão.

Tudo começou no dia 29 de julho de 1948, durante a cerimônia de abertura dos jogos em Londres, quando o Dr. Guttmann organizou então uma pequena competição para os atletas em cadeiras de rodas, o nome na época era Jogos de Stoke Mandeville e contou com 16 militares feridos que participaram do tiro com arco.

Pouco tempo depois esses jogos se transformara em Jogos Paraolímpicos e aconteceram pela primeira vez em Roma, no ano de 1960, com cerca de 400 atletas de 23 diferentes países. Desde então o evento também acontece de 4 em 4 anos e têm atraído cada vez mais atletas.

4-A primeira Olimpíada no Brasil

Brasil sediou os jogos olímpicos em 2016
Brasil sediou os jogos olímpicos em 2016 / Image: pixabay.com
Anúncios

Depois de muitos séculos da competição mundial, no ano de 2016 o Brasil finalmente teve a oportunidade de sediar esse grande evento.

Foi um grande marco na história do país, e uma grande alegria para todos os brasileiros que puderam apreciar de perto grandes atletas de alto nível competindo entre si.

O Rio de Janeiro foi a sede escolhida para os Jogos Olímpicos, mas outros cinco locais também receberam eventos esportivos, mais especificamente o futebol. Foram elas: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.

Os Jogos Olímpicos realmente são um grande marco para a história mundial e um grande espetáculo para todos nós que assistimos e desfrutamos de apresentações e competições do mais alto nível. Então, depois de ver essas curiosidades só aguardar agora para a próxima edição, contando os dias.

Anúncios