A Folha Hoje Portal de Notícias de Sergipe

Setor de Serviço Recua 0,6% em Sergipe

Em julho, o setor recuou 0,6%, seguindo o mês anterior (junho), que registrou -1,3%.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 13 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  pelo  segundo mês consecutivo Sergipe  apontou recuo no  volume de Serviço. Em julho de 2022, o setor de serviços em Sergipe recuou 0,6%, seguindo o mês anterior (junho), que registrou -1,3%.

Segundo o economista Neidazio Rabelo, o recuo do volume de serviços foi impulsionado pelo setor de turismo, “o segmento de turismo é o que movimenta o setor de serviço em nosso Estado, e pulsante já que ajuda a movimentar os ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; locação de automóveis; rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê, quer dizer enriquece o setor externo. Mas como estamos no período de baixa estação e como não temos esse setor de serviço forte em nosso Estado comparado a outras capitais, sentimos esse recuo”, declara o economista.

“Porém, o mês de novembro sempre é de crescimento as atividades de serviços, apresentando melhora ao longo do primeiro semestre, período de alta estação e onde o aquecer cada vez mais a cadeia produtiva do turismo e puxando o setor de Serviço”, enfatiza Neidazio Rabelo

De acordo o Camila Farias- jornalista no IBGE em Sergipe, com vacinação contra covid-19 permitindo a flexibilização e a reabertura das empresas mostra um resultado positivo se comparado ao ano passado, “Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o estado sergipano apresentou avanço de 4,6%. O avanço registrado em Sergipe também foi sentido na receita nominal, que cresceu em 0,9% na passagem de junho para julho de 2022. Na comparação com o mesmo período de 2021, esse avanço chega a 17,9%”, afirma Camila

Com o resultado negativo, Sergipe ficou entre as 10 unidades da federação que apresentaram recuo no mês de julho. Com isso, Sergipe é contrária à média nacional, que registrou um avanço de 1,1%.

Anúncios

Relacionados