Feminicídio: Brasil Tem Mais De Uma Morte Por Dia Em 2022

No Brasil, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior.
Redacao
Por: Redacao
Em Notícias · há 6 meses atrás

No ano passado, 495 mulheres tiveram um fim trágico como vítima de feminicídio no País. Isso dá mais que 1 caso de morte por dia.

De acordo com dados do terceiro relatório \”Elas Vivem: dados que não se calam\”, elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, 75% foram causados por companheiros e ex-companheiros, tendo como motivação brigas e términos na relação.

  • Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui

Até então, sete estados brasileiros seguem na lista dos locais onde ocorreram as vitimas por feminicidio.

Dentre todos, São Paulo aparece no topo da lista, onde os números de casos bateram a marca de 109 registros do crime. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (103), Bahia (91), Pernambuco (59), Maranhão (57), Piauí (48) e Ceará (28).

Segundo a pesquisadora Larissa Neves, da Rede de Observatórios da Segurança, em entrevista ao UOL, os fatos podem ser especificados por causas como o acesso facilitado a armas e armamentos; violência política durante as eleições e em todo o ano passado; crise econômica e falta de medidas de prevenção efetivas.

\"\"

Assim, ela destaca o papel do \”desmonte nas políticas públicas no país\” durante o governo de Jair Bolsonaro para o agravamento do número de casos.

Ao ponto de vista da pesquisadora, uma das decisoes urgentes que poderiam ser feitas para combater o feminicídio e a violência contra a mulher é aumentar a proteção judicial das mesmas que conseguem chegar até as delegacias e casas de acolhimentos.

É bom salientar que o feminicídio é o termo usado para especificar assassinatos de mulheres cometidos em razão do gênero.

No Brasil, a Lei do Feminicídio, de 2015, estabelece que, quando o homicídio é cometido contra uma mulher, a pena é maior.

  • Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui

Está incluido na violência contra a mulher: tentativa de feminicídio/agressão física; feminicídio; homicídio; violência sexual/estupro; tortura/cárcere privado/sequestro; agressão verbal/ameaça; tentativa de homicídio; transfeminicídio, bala perdida e outros.

O levantamento identificou 2.423 casos desse crime distribuídos na Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí.