O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mal assumiu e já começou a consultar os brasileiros sobre temas polêmicos.
Nesta segunda-feira, 7, ele publicou uma enquete no Twitter sobre a volta do horário de verão. \”Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?\”
O tema dividiu opiniões, mas o placar estava folgado: 73,1% dos usuários pediam a volta do horário de verão, e 26,9% se manifestaram contra.
Adotada em 1931 e utilizada ininterruptamente entre 1985 e 2018, medida foi extinta pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em abril de 2019

Um novo estudo foi solicitado ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para entender se houve alguma alteração nesse cenário com o crescimento da geração de energia solar, sobretudo pela expansão dos sistemas de geração distribuída.
No passado, em meio à crise hídrica e pressão crescente de alguns setores da economia, o MME também solicitou uma avaliação sobre a volta do mecanismo. O estudo entregue à pasta apresentou o mesmo argumento usado em 2019: a medida não traria economia de energia.