Três membros da comunidade indígena Tembé foram alvejados nesta segunda-feira (7/8) na cidade de Tomé-Açú, no estado do Pará.
Esse incidente ocorre em meio aos preparativos para a realização da Cúpula da Amazônia, que terá lugar em Belém, a capital paraense, nos dias 8 e 9 de agosto.
Chefes de estado sul-americanos das nações da região amazônica estarão presentes para discutir questões ambientais e tópicos relacionados.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) intensificou as operações policiais na área para evitar a ocorrência de novos conflitos.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) relatou que as vítimas incluem duas mulheres e um homem, todos resgatados e sob cuidados médicos.
Com os olhos voltados para o Pará, representantes de diversas etnias indígenas se reuniram em Belém para protestar contra a violência perpetrada.

“Dada a gravidade da situação e a recorrência desses ataques, exigimos ação imediata para investigar e punir rigorosamente esses crimes, responsabilizando aqueles que são culpados”, demandou a CPT.
Segundo a Comissão Pastoral da Terra, um dos indivíduos foi atingido no pescoço e maxilar. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido de Tomé-Açú para Belém por meio de uma unidade de terapia intensiva aérea.

A Segup divulgou que está “adotando medidas para esclarecer as circunstâncias do incidente. O policiamento na área foi reforçado, e as polícias Civil e Militar estão conduzindo investigações para elucidar os fatos e iniciar um inquérito visando a identificação dos suspeitos”.
Os indígenas alegam que foram alvejados após participarem de um protesto em que demandavam celeridade nas investigações sobre o caso de um jovem da etnia Tembé que foi baleado na aldeia Bananal na última sexta-feira (4/8).