Aracy Balabanian, uma das grandes damas da TV brasileira, faleceu na manhã desta segunda-feira (7) aos 83 anos.
A atriz, que tinha uma carreira de mais de seis décadas, ficou marcada por seu papel icônico de Cassandra no humorístico “Sai de Baixo”.
Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, lutando contra um câncer no pulmão desde outubro do ano passado.

Filha caçula de um casal de imigrantes armênios, nascida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, aos 18 anos, ela prestou vestibular para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e também para Ciências Sociais na USP, por desejo de seu pai.
Ela foi aprovada em ambas as áreas, mas no terceiro ano do curso, decidiu seguir seu sonho de ser atriz e se dedicou de forma exclusiva ao teatro.
Carreira

Sua estreia na televisão ocorreu em 1965, ao estrelar a peça “Antígona” em uma versão teleteatral pioneira da TV Tupi.
Ao longo de sua carreira na TV, Aracy Balabanian teve diversos papéis de destaque, como a divertida dona Armênia de “Rainha da Sucata” (1990) e a manipuladora Filomena em “A Próxima Vítima” (1995), que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte.
Sai de Baixo

Porém, foi como Cassandra em “Sai de Baixo” que ela se tornou ainda mais conhecida pelo grande público.
A série humorística, que ficou no ar por seis anos, também contava com a participação de Miguel Falabella, Luís Gustavo, Marisa Orth, Tom Cavalcante e outros talentosos atores.
Ao longo de sua trajetória na TV, Aracy Balabanian participou de várias outras produções, como novelas e especiais, e sempre foi elogiada por sua habilidade cênica e talento.

Sua última grande aparição na TV foi no programa “Conversa com Bial”, em agosto de 2022, pouco antes de descobrir sua doença.
A morte de Aracy Balabanian é uma grande perda para o mundo artístico brasileiro, mas seu legado e contribuições para a televisão e o teatro serão sempre lembrados e celebrados.