Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, alega que uma das pautas do atual governo é a alimentação dos indígenas aos seus costumes tradicionais.
A ministra viajou para, em Boa Vista (RR), para ver de perto as ações emergenciais para contar a crise dos indígenas Yanomamis.

“Nesse momento, o atendimento é identificar assim prioridades e garantir o alimento próprio que os yanomamis comem. Está se fazendo um estudo para a compra de alimentos dos produtores de outras terras indígenas. Ou mesmo na área yanomami, que tem produção de banana, de melancia, outros alimentos que eles comem, para serem adquiridos e oferecer”, diz a ministra.
Sonia Guajajara passou pela Casa de Saúde Indígena e o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira. Após isso, se reuniu com integrantes do Centro de Operações Emergenciais, do governo federal.
Juntamente com ela estavam a Opas (Organização Panamericana de Saúde) e os Médicos Sem Fronteiras. Até então, todos juntos para atualizar as ações envolvendo os casos indígenas.
Sonia Guajajara vê necessidade de que os próprios indígenas façam a produção própria. Assim, o que só deve acontecer com a saída de mais de 20.000 garimpeiros que seguem na terra indígena.
“A gente está buscando esse plano de produção de alimentos, que é o alimento próprio do povo Yanomami, entregando as ferramentas, as sementes, os insumos que precisam para que eles voltem a produzir os seus alimentos”, disse.