Mês De Fevereiro Bate Recorde Em Desmatamentos Na Amazônia

Desde 2015, essa é a maior marca em toda serie histórica. A dimensão gráfica equivale ao tamanho da cidade de João Pessoa (PB).
Desde 2015, essa é a maior marca em toda serie histórica. A dimensão gráfica equivale ao tamanho da cidade de João Pessoa (PB).

Dados do instituto de Pesquisas Especiais (Inpe) emite um acumulado de avisos sobre os desmatamentos na Amazônia Legal do mês de Fevereiro de 2023. De acordo com os dados o desmatamento na Amazônia chegou a um montante de 291 km².

Desde 2015, essa é a maior marca em toda série histórica. A dimensão gráfica equivale ao tamanho da cidade de João Pessoa (PB).

A Amazônia Legal está presente em uma área que atende um total de 9 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e parte do Maranhão. Isso corresponde a um total de 59% do território brasileiro.

Entre dezembro e Março são os meses mais chuvosos na maior parte dos estados que englobam o bioma, tendo assim, os menores números de desmatamentos durantes essa época.

Cuidados ao analisar o desmatamento da Amazônia

\"Mês
O mato grosso é o estado que mais registra desmatamento.
Cerca da metade da taxa de desmatamento foi registrada no estado do Mato Grosso: cerca de 145 km².

Sendo assim, temos que tomar cuidado ao analisar os dados sem contar os meses que estão ocorrendo.

Janeiro teve uma alta cobertura de nuvens e uma consequente diminuição nos dados do período, que nesse momento se vê refletida numa alta em fevereiro.

\”O aumento da área desmatada nos primeiros dias de fevereiro deve ser interpretado com cautela. Tivemos um aumento de nuvens em janeiro e o Deter pode estar detectando em fevereiro desmatamentos que ocorreram no mês passado\”, alerta Daniel Silva, especialista em Conservação do WWF-Brasil.

Os dados do Inpe são feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Eles registram os sinais todos os dias, acompanhando a alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²).

Tem registrados tanto para lugares completamente desmatados como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

Share the Post:

Related Posts

Join Our Newsletter