O Chile vêm sofrendo com diversos incêndios florestais que varrem o país. Até então 14 mil hectares estão queimados de acordo com as autoridades e ao menos 13 mortos.
As informações sobre a onda de calor chegaram na noite da sexta feira dia 3. Só na cidade de Santa Juana, Biobio, 11 pessoas, incluindo um bombeiro, morreram disseram as autoridades locais.
Outras duas mortes registradas em La Araucanía teve dois ocupantes de um helicóptero que participava do combate aos focos. Ele perdeu o controle e caiu em meio aos atos.
\”Muito tristes pelo acidente de helicóptero em que faleceu o piloto e o mecânico que trabalhavam no combate ao fogo na comuna de Galvarino em La Araucanía\”, escreveu o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, no Twitter.
- Veja mais notícias do dia a dia e do mundo no A Folha Hoje, clicando aqui.

\”Temos que destacar que há 13 mortos no total, 11 no município de Santa Juana, um piloto e um mecânico que estavam em um helicóptero que desempenhava sua função de combater esses incêndios florestais\”. Informou Mauricio Tapia, diretor nacional substituto do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred).
Gabriel Boric, Presidente do Chile voltou as pressas das férias para Nuble e Biobio, assim entrando de vez no caso.
“Meu papel como presidente hoje é garantir que todos os recursos estejam disponíveis para a emergência e para que as pessoas sintam que não estarão sozinhas”, ressaltou Boric.
Ele também acredita que alguns incêndios florestais foram causados intencionalmente, sem provas mas ainda irá investigar.
As temperaturas médias do Chile podem chegar até então a 38°C na capital de Nuble com ventos que podem espalhar os incêndios florestais.