Uma ciclovia localizada no meio de duas pistas em uma rodovia do Piauí viralizou nas redes sociais nos últimos dias.
Internautas foram ao Twitter para questionar a segurança da localização da ciclovia, que faz parte do anel viário de Canto do Buriti, no Piauí.
Nas imagens, é possível ver uma ciclovia vermelha posicionada entre duas pistas com faixas contínuas.
Outras versões do vídeo trazem a legenda “Você teria coragem de pedalar aí?”, destacando os perigos da localização da faixa.
Nas redes sociais, diversos internautas questionaram a ciclovia, com comentários como “Vou começar com uma pergunta básica: isso é permitido pelo código de trânsito brasileiro?”, “Você teria coragem de pedalar aí?”, “Sério isso? Não estou acreditando!” e “(Faixa) Mata ciclista”.
A obra custou, em 2013, mais de R$ 6 milhões e tem uma extensão de 10 km. O trecho fica entre as estradas PI-140 e PI-141 e, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a faixa está destinada a ser realocada para a lateral da pista, como parte das obras em andamento, com um orçamento de R$ 5 milhões.

Esse Tipo De Ciclofaixa É Permitido?
Não há uma norma de trânsito que proíba explicitamente a ciclovia no meio de duas pistas, porém, é fundamental garantir a segurança dos ciclistas mediante o uso de barreiras que os protejam caso ocorra alguma perda de controle por parte dos motoristas.
O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que, na ausência de ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem utilizar a lateral da via, tendo preferência de circulação em relação aos veículos motorizados.