O Brasil e a Ucrânia voltaram a se falar por conta do clima ainda tenso sobre a guerra estendida entre Rússia e Ucrânia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou em particular com o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy sobre as situações vividas durante o conflito.
Até então, o pais do leste europeu segue em disputa com os russos em uma guerra que parece não ter fim.
Uma guerra que contabiliza milhões de refugiados, desabrigados e milhares de mortes que rondam esse cenário de caos.
A nota sobre a reunião dos dois presidentes foi assim divulgada nas redes sociais pelo próprio Lula.
\”Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém\”, escreveu o presidente Lula.

O presidente do Brasil tem pedido a outros governantes estrangeiros a inauguração de um grupo de Nações que se envolvam em uma mediação para pôr fim à guerra entre os dois paises.
O assunto fez parte de uma reunião feita entra o presidente Lula com o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, no mês de fevereiro, e deve estar no tema da conversa bilateral que Lula terá este mês com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim.
Por outro lado, após a conversa entre Brasil e Ucrânia, o Llula trocou conversas por telefone com o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador.
Um dos assuntos teve a cooperação entre os dois países como pauta. Assim que se encerrou a conversa, o presidente do México convidou Lula para visitar o País, mas ainda não marcaram uma data vigente.