Os Estados Unidos e a Alemanha mudaram suas posturas até então seguidas na guerra entre Rússia e Ucrânia. O pais norte americano enviou 31 tanques Abrams para a Ucrania
Por outro lado os alemães enviaram tanques Leopard 2. Assim, redobrando o apoio contra as tropas Russas.
O professor de relações internacionais e fundador do podcast Petit Journal, Tanguy Baghdadi, explica o novo momento do conflito: \”Existe uma percepção de que é agora ou nunca\”.
\”Se isso não acontecer agora, é possível que a Rússia consiga, de fato, retomar vários territórios que foram tomados no início do conflito. Portanto, a situação ucraniana fica mais complicada.\” Conta Baghdadi.
Após mais um ataque russo, Kiev recebe nesta sexta-feira, dia 3, uma cúpula com a presença de líderes europeus, um movimento de \”renovação de votos\” em apoio a Ucrânia.

Tanguy conta em uma entrevista ao Natuza, que avalia a percepção de risco dos países apoiadores da Ucrânia, dizendo que isso diminuiu com o passar do tempo.
\”A Rússia, afinal de contas, não tem uma capacidade tão grande assim para exercer uma ameaça tão severa contra países que eventualmente apoiem a Ucrânia.\” disse Tanguy na entrevista concedida.
Não se sabe ainda qual o rumo da guerra, mas é esperado que ela tome caminhos em direção ao fim do conflito. Estados Unidos e Alemanha entraram com os armamentos, mas a reunião será o ponto chave.
\”A expectativa por parte da Rússia é que vamos nos separar\”, disse Biden sobre os aliados dos EUA e da Europa. \”Mas estamos totalmente, total e completamente unidos.\”
\”O principal é que este é apenas o começo. Precisamos de centenas de tanques\”, disse Andriy Yermak em um post no Telegram rotulado como \”Os EUA nos darão 31 Abrams\”. Ele acrescentou: \”É um dia histórico. Um desses dias que determinará nossa vitória futura\”.