O Independiente del Valle é CAMPEÃO DA RECOPA SUL-AMERICANA DE 2023! O time equatoriano venceu o Flamengo, em pleno Maracanã, após disputa de pênaltis na noite desta terça-feira (28). É o primeiro título de Recopa da história do clube.
O Flamengo, mesmo com a vitória no tempo regulamentar por 1 a 0, com gol de De Arrascaeta no último lance do jogo, não conseguiu superar o Del Valle na disputa por penalidades máximas, que acabou em 5 a 4 para o adversário.
O próprio uruguaio foi o primeiro a cobrar para a equipe do Flamengo, mas acabou desperdiçando a oportunidade após grande defesa do goleiro Ramírez. O Mengão decepcionou mais uma vez a sua torcida, em dia de recorde de público da história: 71.411 presentes no Maracanã.
É a terceira competição na qual o time rubro-negro enfrentou no início desta temporada, perdendo as três oportunidades: a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, o Mundial de Clubes (3ª colocação) e, agora, a Recopa Sul-Americana.
ANÁLISE DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
No primeiro tempo, o Flamengo foi quem mais propôs o jogo, pois afinal, perdia no agregado pelo placar de 1 a 0. A primeira grande chegada aconteceu nos pés de Pedro, que após chute desviado de Ayrton Lucas, meteu a bola nas redes do goleiro Ramírez.
Porém, logo em sequência, o impedimento foi marcado pela arbitragem. Em bom momento e no embalo com o apoio do torcedor, o Flamengo continuou a pressão sobre a retranca do time equatoriano.
O Flamengo, que criava mais na partida, colocou ainda duas bolas na trave em menos de cinco minutos. Aos 30’, Thiago Maia cabeceou livre após cruzamento da linha de fundo de David Luiz. Depois, foi a vez de Ayrton Lucas testar a bola no travessão após lançamento de Everton Ribeiro.
No último lance do jogo, Arrascaeta perdeu outra grande oportunidade para abrir o placar e empurrar a Nação de volta ao jogo. Mas, após novo cruzamento de Everton Ribeiro, o meia uruguaio cabeceou livre para fora, ao canto esquerdo da meta do Del Valle.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Flamengo perdeu o ímpeto ofensivo que tinha no primeiro tempo de jogo e não havia realizado nenhum chute ao gol até os 25 minutos, quando Gabigol estufou o peito do pé, mas acabou parando no autor do gol do jogo de ida, o zagueiro Carabajal.
O técnico Vítor Pereira, precisando do resultado, tirou a dupla de volantes Vidal e Thiago Maia para as entradas de Gerson e Éverton Cebolinha, o que fez com que o time ficasse em modo mais ofensivo, o que não aconteceu de imediato.
Devido a chuva e a “catimba” dos jogadores do Del Valle, o Flamengo não conseguiu apresentar mais uma vez um grande futebol e as coisas pareciam se encaminhar para um final melancólico no Maracanã.
Porém, na bacia das almas, o time rubro-negro, que já ouvia o grito de “time sem vergonha” nas arquibancadas, achou o gol salvador que levou a partida para a prorrogação.
Mesmo apagado e com muitos erros individuais na partida, Arrascaeta recebeu um passe na grande área após linda jogada de Cebolinha e empurrou para o fundo das redes do goleiro Ramírez, reacendendo a esperança e a chama dos torcedores no Maracanã.
O gol foi marcado no último lance da partida, aos 50’ da segunda etapa, forçando mais 30 minutos para decidir o campeão da Recopa Sul-Americana.
A PRORROGAÇÃO
Mesmo embalados após o gol miraculoso de Arrascaeta, o Flamengo manteve a mesma pegada lenta e sem objetividade para a etapa complementar do jogo.
O Mengão parou na defesa bem postada do Independiente del Valle, que fez com que o Flamengo não tivesse outra opção além de alçar bolas dentro da área para seus centroavantes: Pedro, Gabigol e Matheusão.
A melhor chance do Flamengo veio nos pés de Matheus Gonçalves, cria do Ninho do Urubu, que chutou uma bola perigosa por cima do travessão do Del Valle, aos 11’ do segundo tempo da prorrogação.
Ambas as equipes seguraram nos minutos finais da prorrogação pela disputa de pênaltis, e foi o que aconteceu. 1 a 0 Flamengo no final da partida.
AS PENALIDADES
O Flamengo desperdiçou a vantagem da primeira cobrança. Arrascaeta bateu a meia altura no canto esquerdo do goleiro Ramírez, que fez além de uma grande defesa, uma grande partida no tempo regulamentar.
Fora isto, todos os outros cobradores converteram suas cobranças, cabendo ao lateral do Del Valle Landázuri fechar o caixão rubro negro após sua cobrança, no mesmo canto em que Arrascaeta perdeu seu pênalti. Del Valle campeão da Recopa em pleno Maraca!
COMO FICA A SITUAÇÃO DO FLAMENGO
Após a partida, o ídolo e capitão do Flamengo Gabriel Barbosa pediu paciência para “juntar os cacos” após decisões e também foco da equipe para o restante da temporada. Confira:
“O Flamengo é muito grande. Agora é juntar os cacos […] A gente fez um grande jogo. Três bolas na trave. Fizemos um gol. Na penalidade, fomos infelizes. Já ganhamos assim, hoje perdemos assim. Agora é foco no Carioca.”
A situação, que já era quente antes do jogo, ferve para o lado do técnico Vítor Pereira. A torcida está revoltada com o treinador após perder os três principais títulos que o Flamengo disputava no começo de ano.
Mesmo com o respaldo da diretoria do Flamengo, o jogo contra seu rival, o Vasco da Gama, no final de semana pelo Campeonato Carioca às 18h10 de domingo (05), pode ser a definição do futuro do português no clube.