Nova Aposentaria Urbana: Como Solicitar Pelo INSS

Confira tudo que mudou na aposentadoria urbana em 2023!
Camila Souza
Em INSS · há 4 meses atrás

Idade e Descanso são coisas que combinam, não é mesmo? Afinal, trabalhamos tanto para descansar após a segunda idade. E o que logo pensamos é: “Quando vou me aposentar? ” Será que vou ficar a vida inteira trabalhando? E a aposentadoria: quanto posso receber? ”

Vamos te atualizar a seguir sobre as regras atuais para solicitação da aposentadoria urbana, isso é fundamental para não ficar perdido sem saber o que fazer ou quando fazer, analisando se o seu perfil se encaixa ou não para aposentadoria.

Dificilmente alguém não saiba o que é aposentadoria, mas, caso não saiba a aposentadoria urbana consiste em receber um saldo disponibilizado mensalmente após um longo período de serviço em uma mesma área profissional em região urbana.

O Que Mudou Na Aposentadoria Urbana em 2023?

A última atualização na aposentadoria urbana no Brasil foi feita no ano de 2019, desde então, nenhuma nova mudança ocorreu ou foi adicionada nesse benefício. Porém, é visto que muita gente não sabe como funciona, outros nem sabem da existência. Pensando nisso, vou esclarecer e mostrar o que realmente mudou no ano de 2019 e continua sendo aplicado em 2023.

Se você é trabalhador formal – com carteira registrada, você deve comprar 3 requisitos:

  • Possuir 15 anos de contribuição INSS em sua profissão;
  • Ter carência mínima de 180 contribuições INSS;
  • Homem: Ter idade mínima 65 anos;
  • Mulher: Ter idade mínima 62 anos*

Vale ressaltar que, a idade mínima para mulheres anteriormente era de 61 anos e 6 meses, essa foi a real e única mudança ocorrida no ano atual. Um prazo maior de 6 meses para que o gênero feminino possa solicitar a aposentadoria urbana. Além disso, para fazer a solicitação é necessário se enquadrar nos 3 requisitos: tempo de contribuição, Carência mínima das contribuições e idade mínima de acordo com o seu gênero.

Outra informação muito importante é para a aposentadoria urbana para mulheres:
A cada ano que passa aumenta-se 6 meses na idade mínima para solicitação da aposentadoria.
Exemplo: Em 2022, a idade mínima para mulheres era de 61 anos e 6 meses, em 2023 essa idade mínima sobe para 62 anos, em 2024 a idade mínima subirá para 62 anos e 6 meses e assim sucessivamente.

Quanto Devo Receber Na Aposentadoria Urbana?

Nova Aposentaria Urbana Como Solicitar Pelo INSS. Fonte: A Folha Hoje
Nova Aposentaria Urbana Como Solicitar Pelo INSS. Fonte: A Folha Hoje

Essa com certeza é a dúvida mais comum: “Quanto eu vou receber na aposentadoria? ” Calma, vou te explicar detalhadamente para você entender melhor. Relembrando, quem deve receber o benefício da aposentadoria urbana é a pessoa com idade mínima e tempo de contribuição citado anteriormente.

Com a Reforma aplicada no ano de 2023, o valor a ser recebido é calculado em cima do percentual equivalente a 85% da média dos seus salários em 15 anos de trabalho + 2% a cada ano de contribuição, sendo assim é feito a soma dos valores recebidos em 15 anos de trabalho e dividido pela quantidade de vezes foi contribuído nesses 15 anos, o resultado é calculado o percentual de 85% desse valor.

Se você trabalhou por mais de 15 anos, tem um percentual adicional para a sua aposentadoria que será receberá 2% a mais desse valor, para cada ano que você tenha trabalhado, após os 15 anos mínimos de tempo de contribuição exigidos pelo INSS. Esse cálculo é aplicado apenas para aposentadoria urbana.

Como Solicitar Aposentadoria Urbana?

Agora é tudo mais fácil, desde o período da pandemia Covid-19 que não é mais necessário pegar fila presencial no INSS para fazer solicitação de serviços no INSS. Isso torna o serviço prático, rápido e evita até que furem filas para agilizar o pedido.

Todas as solicitações agora são feitas on-line, uma das formas de solicitar a sua aposentadoria urbana é Através do aplicativo meu INSS, o App está disponível para aparelhos com o sistema Android e IOS (todas as marcas de aparelhos celulares), na opção você faz o cadastro no Gov – site do Governo Federal Brasileiro, com esse cadastro pode abrir o aplicativo e fazer a solicitação.

As etapas são: acessar conta do GOV > Pedir Aposentadoria > Aposentadoria por tempo de contribuição / aposentadoria urbana .
Após isso você irá responder o questionário fielmente que aparecerá em seguida e anexar a documentação solicitada (RG, CPF, Carteira de trabalho – caso seja empregado, CNIS ( que pode ser baixado no aplicativo CNIS ou ainda pelo site do INSS), todos os seus contracheques, em caso de autônomos os RPAS- notas fiscais e em caso de empresários o pró-labore.

Ainda assim, pode ser que o INSS faça uma nova solicitação de documentações, e se acaso ainda o seu pedido for indeferido – não aprovado, você deve buscar um advogado de defesa especialista em direito previdenciário e recorrer para que possa conseguir dessa forma a aposentadoria.

Esse conteúdo foi útil para você? Fique atualizado em nossa página no Google News.