Hipermetropia: O que é?

Você tem dificuldade para ver os objetos de perto, tendo a sensação de que tudo está desfocado? Isso pode ser sinal de hipermetropia.

A hipermetropia é um problema ocular da qual o paciente apresenta dificuldade de ver os objetos de perto, onde a visão fica com aquela sensação de desfocada, mas que ao se distanciar do olho, começa a ficar mais nítida.

Isso acontece porque, de acordo com os manuais médicos, “o olho com hipermetropia, a imagem não é formada corretamente na retina – mas sim formada por trás. Logo, a imagem transmitida ao cérebro não é a imagem correta”.

Assim, quem sofre tem grandes problemas para enxergar de perto, onde a imagem nunca é nítida, e o esforço ocular é necessário para que a objeto possa parecer mais normal na visão.

Para entender melhor, se você teve problema para começar a ler esse texto, saiba que pode estar sofrendo de hipermetropia, e por isso é importante saber quais os sintomas, causas, tratamentos e ajuda necessária para conseguir a correção desse problema.

Quais os sintomas da hipermetropia?

Você tem dificuldade para ver os objetos de perto, tendo a sensação de que tudo está desfocado? Isso pode ser sinal de hipermetropia.
Você tem dificuldade para ver os objetos de perto, tendo a sensação de que tudo está desfocado? Isso pode ser sinal de hipermetropia.

Assim como qualquer problema de visão, a hipermetropia pode causar a conhecida “vista cansada” e dores de cabeça.

Isso acontece porque a pessoa que apresenta esse problema faz grande esforço para enxergar nitidamente.

E os períodos onde mais causam transtorno são no final da tarde ou depois de um dia cansativo de trabalho, onde a visão já recebeu grande esforço, e não consegue apresentar uma nitidez naquilo que os olhos estão vendo.

E qual idade é mais perceptível a hipermetropia? Isso ocorre entre as crianças, que na sua maioria apresentam um pouco de estrabismo, onde os pais precisam ficar em alerta a fim de corrigido rapidamente esse problema, trazendo benefício a vida adulta da criança.

Quais as causas da hipermetropia?

Os especialistas médicos apontam duas causas:

  • Uma córnea com curvatura alterada, sendo mais plana do que o normal;
  • Comprimento do olho é menor em relação à normalidade;
  • Lembrando que esses fatores podem estar ligados a genética, por isso é importante acompanhar os sintomas dos pacientes desde cedo.

Hipermetropia tem cura? 

Mas será que tem cura? Não existe uma cura para a hipermetropia, e sim tratamento adequados para a correção ocular que vai proporcionar ao paciente uma melhor qualidade na sua visão.

E quais seriam esses tratamentos?

O mais indicado é feito com óculos (crianças e adultos), lentes de contato ou operação através de laser LASIK (somente para adultos).

Outra novidade é que é se o paciente tiver mais de 45 anos, o tratamento para hipermetropia pode ser efetuado através da chama “facoemulsificação”, que são lentes multifocais intraoculares que permite boa visual em todas as distâncias sem o uso dos óculos.

Quer saber mais sobre hipermetropia?

Siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita notificações para receber mais notícias sobre jogos Ao Vivo, futebol, esportes e etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here