Pela última rodada do Campeonato Carioca 2023, o Flamengo empatou com o Madureira em 0 a 0. A partida do dia 18 fez alguns torcedores do Flamengo questionarem decisões feitos no campo de jogo do atual técnico do clube, o português Vítor Pereira.
Disputado em Cariacica, o Mengão não demonstrou ímpeto, fez jogo sonolento e não criou chances de perigo contra o gol adversário. Dentro de campo, o coletivo do Flamengo não estava em sua maior sintonia.
Vale destacar que esta é a segunda partida do time titular em menos de 6 dias. O Flamengo de férias da última temporada há pouquíssimo tempo – menos de um mês, logo após o Natal, no dia 26 de dezembro.

Mesmo com time titular completo, inclusive com a volta do zagueiro Léo Pereira, o quarteto de ataque formado por Gabi, Pedro, E. Ribeiro e Arrascaeta não estavam inspirados. E, por conta disso, iniciaram-se os primeiros “murmurinhos” sobre o treinador Vítor Pereira, que foi muito questionado sobre as substituições que realizou na partida.
Preocupação de Vítor Pereira
Dentre as reclamações dos torcedores do Mengão, estão a substituição do atacante Pedro no início do segundo tempo e no momento de “abafa” do jogo, em que pôs o atacante Marinho na lateral.
Na coletiva de imprensa, VP deixou claro o porquê de suas decisões:
Fundamentalmente, estou preocupado com que o Pedro não se lesione. Pedro veio mais tarde, tem menos tempo de treino, e estou preocupado com que não se lesione por que temos finais a se jogar. Ele naturalmente não está no nível físico para jogar de três em três dias.
Vitor Pereira, técnico do Flamengo

Em relação ao jogador Marinho, Vitor explicou que não havia levado outro lateral esquerdo para o banco de reservas e, para poupar Ayrton Lucas, improvisou o ponta em função que jamais tinha exercido.
Como as modificações não surtiram efeito durante o jogo, o treinador já começou a receber críticas de torcedores desconfiados, mesmo vencendo de goleada a Portuguesa-RJ por 4 a 1 na 2ª rodada do Cariocão. Ainda assim, o técnico fez somente sua segunda partida com o time ideal do Flamengo e as análises devem ser feitas com mais cautela.
Mais adiante, o Flamengo disputará duas grandes competições, que chegam logo no início do calendário. Primeiro, a Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras e o Mundial de Clubes, entrando somente na fase semifinal (07/02) tendo como possível adversário o Real Madrid.