Todo bom time começa com um bom goleiro. Você já deve ter ouvido esta frase em algum momento da sua vida – e, de fato, é verdade.
A posição de goleiro vem evoluindo cada vez mais a cada temporada, exigindo que os arqueiros aprimorem não somente as técnicas de defesa, mas também a criação das jogadas e o conhecimento tático dentro de campo.
A vida de quem está na posição de goleiro nunca será fácil: um dia, você está em seu auge; no outro, pode dar muita dor de cabeça para o seu torcedor. Mas, alguns arqueiros transcendem a mera barreira de serem simples goleiros e passaram a ser lendas do futebol.
Além das defesas inacreditáveis, histórias com os clubes em que passaram e, é claro, os títulos, alguns desses goleiros revolucionaram o modo em que se joga o futebol são referências até os dias de hoje.
O último levantamento dos melhores goleiros de todos os tempos foi realizado pela revista especializada em futebol, a France Football, no ano de 2020. Por conta da pandemia da COVID-19, a premiação da Bola de Ouro não foi realizada, obrigando a entidade a se reinventar nas premiações.
Nisto, foi criado o “Dream Team”, ou “Time dos Sonhos” da Bola de Ouro, elegendo não só os melhores de cada posição, mas também definindo aqueles goleiros que marcaram época e o futebol como um todo. De acordo com a France Football, este é o top 10 dos maiores goleiros de todos os tempos:
OS MAIORES GOLEIROS DE TODOS OS TEMPOS
10º – Dino Zoff (Itália);

9º – Lev Yachine (Rússia);

8º – Van der Sar (Holanda);

7º – Peter Schmeichel (Dinamarca);

6º – Thomas Kkono (Camarões);

5º – Manuel Neuer (Alemanha);

4º – Sepp Maier (Alemanha);

3º – Iker Casillas (Espanha);

2º – Gianluigi Buffon (Itália);

1º – Gordon Banks (Inglaterra);
