A brilhante passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo aumentou o interesse do clube por técnicos europeus desde 2019.
Desde então, o objetivo dos dirigentes é tentar repetir a fórmula de sucesso utilizada pelo Mister em suas partidas.
Entretanto, esta \”busca pela perfeição\” foi a razão de muitos conflitos internos na última semana.
A notícia da saída de Dorival Júnior caiu como uma bomba na mão dos torcedores, que até então estavam satisfeitos com os números do técnico
O treinador sentiu-se desconfortável ao saber que os diretores demonstraram interesse no português Vítor Pereira, e anunciou o seu desligamento do Flamengo nas suas redes sociais.
Vitor é visto pela direção rubro-negra como um técnico moderno, experiente e capaz de promover estratégias em campo que não foram aplicadas com Paulo Sousa e Dorival Júnior.
Experiência

O fato de ser europeu e de ter trabalhado em diferentes centros do futebol também conta muito a favor de Vitor.
Foi campeão português duas vezes com o Porto, clube com o qual também conquistou a Supertaça de Portugal. Levou também as ligas nacionais da Grécia, com o Olympiacos, e da China, com o Shangai SIPG.
Dirigiu o Fenerbahçe, da Turquia, por duas oportunidades e também já trabalhou no Oriente Médio, onde treinou o Al-Ahli, da Arábia Saudita.
Na ótica rubro-negra, tão importante quanto a experiência no futebol europeu é o fato de Vitor já estar adaptado ao Brasil.
Vale lembrar que seu início no Corinthians foi bastante irregular, com muitas dificuldades na fase de grupos da Libertadores e eliminação para o rival São Paulo na semifinal do Paulistão.
Depois disso, engrenou e conseguiu levar o Corinthians às quartas de final da Libertadores, ao 4º lugar no Brasileirão 2022 e à decisão da Copa do Brasil.
Chegar Forte Em Todas As Frentes
O Flamengo também vê em Vitor Pereira uma figura capaz de tornar o Flamengo forte o suficiente para brigar por todas as sete taças que o time disputará em 2023, especialmente o Mundial de Clubes, grande prioridade da temporada.
Vale lembrar que na reconstrução comandada por Dorival Júnior, que foi coroada com os históricos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro ficou em segundo plano, e o Palmeiras o conquistou sem sustos.
Bem Avaliado
Os números não jogam a favor de Vitor Pereira, que teve aproveitamento de 51,5% em 2022 – 26 vitórias, 21 empates e 17 derrotas.
Apesar da matemática, a diretoria do Flamengo reputa a passagem do português pelo Corinthians como um belo trabalho, principalmente pelo que a equipe apresentou no fim da temporada.
O fato de ter enfrentado seis vezes o Flamengo também é ponto para o português. A diretoria tem o entendimento que Vitor conhece bem o elenco, diferentemente do que aconteceu com Domènec Torrent e Paulo Sousa, por exemplo.