O Palmeiras é um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos do Brasil, tendo conquistado inúmeros títulos do Campeonato Brasileiro, ser tetracampeão da Copa do Brasil e ter conquistado três taças da Copa Libertadores da América.
Que o Palmeiras é um dos gigantes clubes brasileiros a gente já sabe. Mas você conhece de fato a história do Verdão? Na lista do A Folha Hoje, iremos mostras 10 curiosidades do Palmeiras que todo torcedor do alviverde precisa ter na ponta da língua. CONFIRA:
DEZ CURIOSIDADES DO PALMEIRAS
1. Origem

O Palmeiras foi fundado no dia 26 de agosto de 1914, porém com um nome diferente do de hoje. Seu primeiro nome foi a “Società Sportiva Palestra Italia”.
Luigi Marzo e Luigi Cervo, incentivadores principais da criação do clube, tiveram a ideia da criação do Palestra Itália para unificar a comunidade italiana em São Paulo, já que haviam diversos clubes que representavam suas respectivas províncias na capital paulista.
2. Primeira Vitória
A primeira partida oficial do atual Palmeiras aconteceu no dia 24 de janeiro de 1915 e já garantiu um título para o Verdão!

O Palestra Itália venceu o Sport Club Savoia, o primeiro adversário de sua história, por 2 a 0 e conquistou seu primeiro título, a Taça Savoia, oferecida pela equipe rival. O jogo foi disputado na cidade de Votorantim-SP, no Campo do Castelão, desmanchado em 1924.
De acordo com o site do clube, o jogo teve início às 14h45, com gols de Bianco e Alegretti.
3. Mudança Do Nome

O Palestra Itália teve que trocar seu nome durante o período da Segunda Guerra Mundial. A mudança ocorreu em 1942, enquanto vigorava a presidência de Getúlio Vargas.
O decreto governamental era de que nenhuma entidade deveria utilizar nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), que lutavam contra os aliados à época. Por conta disso, o time mudou seu nome para “Palestra de São Paulo”. Mas o nome não durou muito.
4. Origem Do Nome “Palmeiras”

Nas vésperas da partida final do Campeonato Paulista de 1942, a diretoria do Palestra, em reunião tensa, definiu a mudança para Sociedade Esportiva Palmeiras.
A mudança em definitivo para “Palmeiras” aconteceu no mesmo ano, aproveitando-se do “P” no escudo para homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, clube que ajudou o Palmeiras na sua construção e foi extinta no ano de 1930.
5. Quando Surge O Alviverde Imponente

Além de seu nome, o Palmeiras teve que abdicar de uma de suas cores. Antes tricolor por conta da bandeira italiana (verde, branca e vermelha), o clube paulista optou por utilizar apenas o verde e o branco.
Durante o período da identidade visual do clube, o Palestra era líder invicto do Campeonato Paulista deste mesmo ano (1942). Ao trocar de nome para Palmeiras, foi campeão diante do São Paulo, fato que gerou a célebre frase: “O Palestra morreu invicto\”. O Palmeiras nasceu campeão.”
6. Mascotes Do Clube
O Palmeiras possui dois mascotes oficiais: o porco e o periquito.

A história do periquito é mais tranquila. O animal virou mascote do clube por contados diversos pássaros que ficavam perambulando pelos arredores do clube por volta de 1917. Aproveitaram-se do fato de que o periquito possui cor verde e adotaram o bichinho como símbolo.
Já o porco surge, antes de mais nada, como provocação. Antes de uma partida contra o Corinthians no Campeonato Paulista de 1969, os torcedores corintianos, revoltados com o Palmeiras sobre uma decisão envolvendo a federação paulista, levaram um porco ao Morumbi.
Ao soltar o bicho no gramado, os corintianos soltavam gritos de “porco” em alusão ao ocorrido durante o torneio. Até 1986, o que era motivo de chacota se tornou motivo de orgulho, dando origem ao mais novo mascote do clube numa campanha de marketing do Palmeiras. Dá-lhe, Porco!
7. Parque Antártica

O estádio do Palmeiras se chamava Parque Antarctica porque foi a Cia Antarctica Paulista que o comprou. A companhia se apropriou do terreno para o lazer de seus funcionários, mas acabou sendo comprada em definitivo pelo Palmeiras no ano de 1920.
8. Allianz Parque
Outra curiosidade é o novo estádio do Palmeiras feito no ano de 2014, o Allianz Parque, foi construído no mesmo terreno da sua antiga casa, o Parque Antártica. Além de sua estrutura moderna e de ser um dos melhores estádios do país, as origens se mantiveram firmes.
Tanto é que parte da arquibancada original do Parque Antártica é mantida até hoje. O Allianz Parque possui 42 mil lugares cobertos, anfiteatro para até 18 mil pessoas, centro de convenções, 160 camarotes, 6 lounges e estacionamento para mais de 2 mil veículos.

9. O Palmeiras é Seleção?
Ao lado do São Paulo, o Palmeiras é o único clube da história da Seleção Brasileira a ter pelo menos um nome convocado em todas as conquistas de Copa do Mundo do Brasil. São eles:
- Mazzola (1958);
- Djalma Santos, Zequinha e Vavá (1962);
- Leão e Baldocchi (1970);
- Zinho e Mazinho (1994);
- Marcos (2002)

10. De Fato, É Campeão!
O Palmeiras é o maior campeão nacional, com 11 títulos no total, somando as conquistas da época da Taça Brasil e do Campeonato Brasileiro, que vigora desde 1971. Além disso, é o time que mais frequentou finais de Libertadores, conquistando o título em três oportunidades (1999, 2020 e 2021).

Além de conquistas nacionais e internacionais, o Palmeiras é o segundo maior vencedor do Campeonato Paulista com 24 títulos, atrás somente de seu grande rival, o Corinthians.
Neste ano, o Palmeiras de Abel Ferreira já conquistou mais uma taça, a da Supercopa do Brasil, ao vencer o Flamengo na final por 4 a 3 e vai em busca de mais uma temporada de glórias para a Academia.