Da mesma forma que o futebol é uma oportunidade para as pessoas mudarem de vida, a carreira de jogador pode ser muito cruel. Por se tratar de uma profissão tão incerta e de curto prazo, muitos jogadores famosos acabaram caindo no esquecimento.
Seja por falta de planejamento profissional da carreira ou por conta de problemas de saúde física e mental, muitos atletas perderam a oportunidade de crescer na profissão e ganhar o status de superstars do futebol por conta do potencial apresentado anteriormente.
Isto não quer dizer que eles se tornaram jogadores comuns, mas sim jogadores que poderiam ser muito mais do que são hoje no esporte mais praticado do planeta. Por conta disso, apresentaremos em mais um lista do A Folha Hoje, 7 jogadores famosos que foram esquecidos no futebol.
SETE JOGADORES ESQUECIDOS PELO TORCEDOR BRASILEIRO
Arthur Melo

O volante Brasileiro Arthur despontou para o futebol internacional no grande time do Grêmio de 2017, campeão da Libertadores daquele ano. Arthur foi, ao lado de Luan (Corinthians) destaque do Imortal, contratado pelo Barcelona em 2018.
Porém, mesmo com início excitante pelo time catalão ao conquistar título espanhol, o volante ex-Grêmio não conseguiu se adaptar ao estilo de jogo do Barça. Se transferiu para a Juventus, teve mais oportunidades e venceu o título da Taça da Itália.
Em baixa, está atualmente emprestado para o Liverpool até o final de Junho de 2023, que não está interessado na permanência do jogador para a próxima temporada.
Felipe Anderson

Felipe Anderson fez parte da geração dos “Meninos da Vila” no Santos de Neymar, Ganso e companhia. O meia-atacante, conhecido por sua condução fácil da bola e o chute de fora da área, transferiu-se para o West Ham-ENG.
O jogador era destaque no West Ham, cogitado no gigante alemão Bayern de Munique em 2015. Porém, com o passar dos anos, Felipe foi perdendo espaço no time inglês, passou boa parte das temporadas saindo do banco e acabou emprestado ao Porto.
De lá para cá, Felipe Anderson atua hoje pela Lazio-ITA e tem contrato até Junho de 2024 pelo clube.
Dentinho

Campeão da Série B do Brasileirão e da Copa do Brasil com o Corinthians, o atacante Dentinho era um dos destaques da equipe na época, que contava com grandes nomes do futebol mundial, como Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos.
O atacante era uma das maiores promessas do futebol brasileiro e foi vendido, em 2011, para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Em territórios europeus, conquistou 15 títulos, incluindo sete campeonatos ucranianos e seis taças da Ucrânia.
Porém, seu rendimento foi caindo temporada após temporada e o atacante brasileiro foi colocado no banco de reservas. Em tentativa frustrada de voltar ao Brasil, o Ceará acabou rescindindo o seu contrato. Atualmente, o jogador está sem clube.
Leandro Damião

Leandro Damião é um dos jogadores nômades, daqueles que nunca conseguiram se fixar de fato em algum clube. Uma das maiores promessas do futebol brasileiro no século, Damião ganhou destaque após o título da Libertadores de 2010 com o Internacional.
Depois, saiu do Inter por R$ 43 milhões para o Santos em 2013, mas não obteve o mesmo sucesso que apresentou no Colorado. Na época, foi considerado uma das contratações mais frustrantes dos últimos tempos no futebol brasileiro.
A partir daí, Damião começou sua jornada por diversos clubes, como Cruzeiro, Flamengo e Real Betis. Atualmente é destaque do Campeonato Japonês no Kawasaki Frontale, sendo campeão nacional em 2021 pelo clube.
Douglas (Ex-São Paulo)

O lateral direito Douglas, ex-São Paulo e Goiás, ficou mais conhecido pelos “memes” do que pelo seu futebol em si. Destaque no clube paulista, o Barcelona o contratou em 2015 e foi vencedor de uma Champions League e duas La Liga – tudo isso no banco de reservas.
Seu desempenho ruim quando exigido em torneios de mais alto nível, rendeu a Douglas muitas transferências pelos mais diversos clubes europeus, como o Benfica, Sivasspor e seu último clube, o Besiktas.
O jogador saiu brigado com a diretoria da equipe turca, alegando que o lateral passava mais tempo no departamento médico do que jogando. É mais um caso de jogador esquecido e, nos dias de hoje, sem contrato.
Luiz Gustavo

O volante Luiz Gustavo joga atualmente no time de Cristiano Ronaldo, o Al Nassr. Ele nunca passou por um grande clube no Brasil, saindo do Corinthians Alagoano para ir direto ao futebol alemão atuar no Hoffenheim, em 2009.
Ganhou rápido destaque na Bundesliga e dois anos após sua chegada no futebol europeu, o Bayern de Munique adquiriu seus direitos. Foi o clube pelo qual ganhou a sua Champions League, na temporada de 2013.
Porém, infelizmente, ficou marcado por participar do fatídico 7 a 1 contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 e passou a cair no esquecimento do torcedor brasileiro.
Viajante por clubes na Europa, ainda fez seu nome no Olympique de Marselha e no Fenerbahce antes de “fazer seu pé de meia” na Arábia.
Daniel Sturridge

Saindo do âmbito de jogadores nacionais, vamos tratar de um jogador que teve seu ápice terminando muito cedo. Estamos falando de Daniel Sturridge, ex-astro de gigantes europeus, como Chelsea, Liverpool, e Manchester City.
Sturridge conquistou duas Champions, uma pelo Chelsea em 2012 e outra pelo Liverpool em 2019, mas nunca foi jogador de destaque em nenhuma das conquistas. O atacante inglês ficou muito marcado nos clubes por onde passou por perder muitos gols.
O mesmo Daniel Sturridge afirmou ter perdido amor pelo futebol enquanto atuava pelos Blues, o que não pegou bem para a diretoria do time de Londres. Foi ganhar mais destaque atuando pelo Liverpool, mas fora emprestado diversas vezes para clubes menores.
Sturridge é outro caso de jogador sem clube, dispensado pelo clube australiano Perth Glory em 2021.