Análise: derrota do Corinthians x Bragantino, como extrair coisas boas?

Corinthians é derrotado em primeiro jogo oficial pelo Paulistão.
Redacao
Por: Redacao
Em Futebol · há 8 meses atrás

Se você disser que o Corinthians perdeu feio para o Red Bull Bragantino no último domingo (15), teoricamente é chover no molhado. Encontrar uma fonte no deserto pode ser uma virtude. E existe. 

Foi o primeiro jogo do Alvinegro na temporada, representando a estreia de Fernando Lázaro como técnico efetivo. Em tese, o trabalho do profissional é animador, até porque o Timão não jogou no cativo esquema, 4-3-3 que há pelo menos duas temporadas foi refém; \”o que já é um avanço\”

\"Corinthians

Mas, e na prática? Ela é quem precisa funcionar. Para um sistema de jogo funcionar é importante que os atletas façam a sua parte, e não foi o que aconteceu.

Na posição de losango no meio-campo, Giuliano é armador e não cumpriu seu papel. Maycon foi outro jogador que se escondeu durante todo o jogo. Du Queiroz até procurou o jogo, mas fundamentalmente perdeu tudo o que tentou.

E, por fim, a falta de um meio-campo sólido foi prejudicada pela falta de envolvimento ofensivo dos laterais, como já acontecia há algum tempo. Estes estavam fixos na primeira linha. 

Os sistemas de defesa também foram comprometidos. A magra derrota do Corinthians por 1 a 0 foi resultado de um belo desempenho do goleiro Cássio, que por muito pouco não assegurou o empate, já que a defesa teve alguns tropeços, principalmente Valbuena.

O Paraguaio se apresentou perdido em campo, com um posicionamento ruim como estava no final do ano passado. E foi numa dessas, que o Arthur apareceu livre para fazer o gol que deu à massa Bruta os três primeiros pontos para o Paulistão.

Lições para o Corinthians nos próximos jogo

Tendo isso em vista, ainda pode-se obter algo positivo. Sim, porque todos estes jogadores já exibiram, em algum momento, o seu bom nível técnico. Com uma ideia de jogo visivelmente boa e um técnico promissor que conta com a simpatia do grupo, o projeto de Fernando Lázaro poderá render ainda ótimos resultados para o Corinthians.

Por fim, vale lembra que este foi apenas o primeiro jogo do treinador na temporada frente a um adversário de primeira linha, vindo de uma ótima temporada passada, e ainda por cima jogando na elite do futebol nacional. Foi aquele jogo inicial, onde a parte física ainda peca, e como deu pra perceber muitos não voltaram em alto ritmo.

Muito disso vem em pró do resultado do Corinthians na primeira rodada do ano, mas não pode demorar para que isso se resolva, pois mesmo com conhecimento e um projeto técnico coerente, a falta de experiência de Fernando Lázaro pode influenciar contra ele.