O futebol feminino tem ganhado cada vez mais notoriedade ao longo das últimas três décadas. Em um ambiente em que a maioria dos praticantes de esportes são homens, as mulheres vêm conquistando gradualmente seu lugar no esporte e evoluindo junto com ele.
Aldemais do que acontece dentro de campo, o futebol feminino é muito mais que isso: é uma questão de resistência, resiliência e muita luta social.
Além de superar a falta de investimento na formação de jogadoras e da estrutura para que isso aconteça, as mulheres têm que lutar também contra o machismo institucionalizado e o preconceito que o público tem em relação aos jogos do futebol feminino.
Porém, vemos um movimento cada vez maior em prol do desenvolvimento do futebol desta categoria não só no Brasil, mas no Mundo. Clubes gigantes como o Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Corinthians são exemplos de gestão e investimentos nesse esporte.
Além disso, o povo brasileiro deve se orgulhar ainda mais de nossas jogadoras, como Marta, Cristiane e Formiga que são exemplos de muito futebol, garra e paixão pela modalidade que nós tanto amamos.
TOP 10 MAIORES JOGADORAS DA HISTÓRIA
Na lista de hoje, apresentaremos as dez maiores jogadoras do futebol feminino de todos os tempos, explicando o porquê delas não somente serem craques, mas por terem feito tanto para o crescimento de visibilidade e talento no futebol feminino. CONFIRA A LISTA:
10º LUGAR – SUN WEN
Sun Wen é a melhor jogadora da história da China de todos os tempos. Ao longo de sua carreira, foi reconhecida por sua habilidade e faro de gols, sendo artilheira do campeonato mundial feminino de 1999, no qual a China foi vice para os Estados Unidos.
A jogadora chinesa recebeu o prêmio de melhor jogadora deste torneio, com 7 gols marcados.
9º LUGAR – NADINE ANGERER
Nadine Angerer é considerada a melhor goleira de todos os tempos. A alemã foi pentacampeã europeia e duas vezes vencedora da Copa do Mundo Feminina (2003 e 2007). Inclusive, em seu último título mundial, Natze, como é conhecida, defendeu um pênalti de Marta.

Aos 35 anos superou Marta novamente, mas desta vez na Bola de Ouro Feminina, ficando marcada por ser a primeira goleira a vencer tal premiação. Atualmente está com 44 anos e atua na Austrália, na equipe Brisbane Roar.
8º LUGAR – HOMARE SAWA
Sawa foi a capitã da equipe do Japão no Mundial de 2011. A atacante, de 32 anos na época, conduziu as japonesas ao seu primeiro título da história de uma seleção asiática, tanto no masculino quanto no feminino.
A força japonesa veio em função de homenagear às vítimas do acidente nuclear que aconteceu durante um tsunami em Tohoku, que matou pouco mais de 18 mil pessoas. As japonesas deram alegria ao povo japonês que passou por mais um momento tão difícil em sua história.

7º LUGAR – MEGAN RAPINOE
Além de craque e colecionadora de títulos, é uma das jogadoras mais ativista no esporte atualmente. Vencedora de duas Copas e uma medalha olímpica, Rapinoe defende com unhas, dentes e chuteiras as causas LGBTQIAP+ e a inclusão feminina no esporte.
Individualmente, foi a melhor jogadora do mundo em 2019 e atua no Seattle Reign, em Washington, Estados Unidos.

6º LUGAR – MICHELLE AKERS
Uma das maiores artilheiras da história dos Estados Unidos, Michelle Akers foi fundamental na conquista dos Estados Unidos na primeira Copa do Mundo Feminina da história e em sua última copa, em 1991 e 1999 respectivamente.
Se aposentou com 105 gols e 37 assistências – algo que muitos jogadores profissionais não conseguiram até hoje.

5º LUGAR – CRISTIANE
Cristiane é uma das maiores vencedoras de títulos da história do futebol feminino. São 17 títulos ao todo em diversas competições, tanto nacionais quanto internacionais. A atual jogadora do Santos fez história com a Seleção Brasileira, marcando 54 gols em 98 jogos.
Está atualmente com 37 anos e não pretende parar por enquanto. O futebol brasileiro agradece!

4º LUGAR – CARLI LLOYD
Carli Lloyd é uma ex-jogadora de futebol feminino dos EUA que se aposentou em 2021 depois de vencer duas finais de Copa do Mundo e duas medalhas de ouro olímpicas com a seleção estadunidense.
Artilheira nata, Lloyd conquistou o prêmio de melhor jogadora da FIFA em dois anos consecutivos, 2015 e 2016.

3º LUGAR – BIRGIT PRINZ
Birgit Prinz era sinônimo de gols. A atacante da Alemanha conquistou por três vezes seguidas o prêmio de Bola de Ouro da FIFA (2003, 2004 e 2005) e também foi campeã do mundo por duas vezes, em 2003, sendo artilheira, e em 2007.
Em 516 jogos, Prinz marcou 399 gols, além de conquistar duas Champions League Femininas e duas Eurocopas da categoria.

2º LUGAR – MIA HAMM
Mia Hamm, antes de Marta, era a melhor jogadora de todos os tempos do futebol feminino. Mia conquistou duas Copas (1991 e 1999) e foi também bicampeã da olimpica (1996 e 2004). A americana é considerada a primeira “lenda” entre as jogadoras de futebol.
A atacante estadunidense foi a primeira mulher a vencer o prêmio da Bola de Ouro e ainda fez isso de forma consecutiva (2001 e 2002).

1º LUGAR – MARTA
Assim como o Rei Pelé, Marta é a Rainha do Futebol. Apesar de nunca ter ganho uma Copa do Mundo, Marta é a jogadora mais completa que já pisou nos gramados no futebol feminino.
Marta conquistou seis vezes seguidas o prêmio de melhor jogadora do mundo e por 5 vezes seguidas entre 2006 e 2010. Seu último prêmio foi em 2018. Além disso, foi multicampeã por onde passou, mas, infelizmente, nunca conquistou um título pela seleção.
Sorte a nossa. Azar da Copa.
