Cristiano Ronaldo e Messi campeões pelas suas seleções

Arquivo \”Perdido\”: Vídeos Esquecidos de Momentos Históricos do Futebol

O futebol, assim como os esportes em geral, é marcado por momentos históricos, que ficam cravados em nossas memórias para sempre. Porém, há um lado dessas lembranças que, às vezes, ficam apagadas de nossa memória.

O bom é que, por conta disso, somos levados por nossa curiosidade a relembrá-los e sentirmos que estamos vendo tais momentos históricos pela primeira vez. De lances marcantes até brigas entre companheiros de time, o futebol é cheio de histórias que foram e ainda estão sendo escritas.

CINCO MOMENTOS ESQUECIDOS DO FUTEBOL

Por isso, na lista do A Folha Hoje, vamos relembrar momentos históricos do futebol que acabaram sendo esquecidos, mas que marcaram épocas e merecem ser lembrados para sempre, seja pelo bem ou pelo mal. CONFIRA AGORA cinco vídeos esquecidos de momentos históricos do futebol:

\"Messi
Autores de momentos inesquecíveis no futebol, relembre momentos marcantes, mas pouco lembrados de gênios como CR7 e Messi. Reprodução/GOAL

1) GOL DE CARLOS ALBERTO NA COPA DE 1970

Muito se lembra do grande golaço feito pelo lateral direito e ídolo da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Torres na final da Copa de 70. Nesta ocasião, o Brasil foi campeão (4 a 1) e a primeira seleção do mundo a conquistar o Mundial por três vezes (1958,1962 e 1970).

O gol do Capita foi o último na partida– uma bomba de perna direita após passe de Pelé, sem chances para o goleiro italiano. Mas, o que é pouco lembrado neste lance é a jogadaça de Clodoaldo, volante do Santos, antes da bola chegar aos pés de Carlos Alberto.

Natural de Itabaiana-SE, Clodoaldo entortou quatro jogadores da Itália próximo ao círculo central de campo, demonstrando que até mesmo um jogador de marcação possuía habilidade com os pés – e quem não tinha nesta Seleção?

Depois disso, a jogada passou pelos pés de Rivelino, Jairzinho e Pelé, até chegar no alvo que consagrou a glória eterna brasileira: Confira o lance completo no vídeo abaixo:

Gol de Carlos Alberto Torres, no tri da Selção na Copa de 1970, contra a Itália. Créditos/Jovem Pan Esporotes

2) DEFESA DE FÉLIX NA COPA DE 70

Ainda em clima de Copa do Mundo, muitos esquecem que Pelé, o Rei do Futebol, protagonizou outro momento marcante no Mundial, mas de um jeito diferente. A sua cabeçada, em jogo contra a Inglaterra, protagonizou um dos lances mais lindos do futebol.

Defesa do Século, eleita pela FIFA, de Gordon Banks na cabeça da de Pelé durante a Copa de 1970 .Divulgação/FIFA

A defesa do goleiro inglês Gordon Banks, arqueiro da Inglaterra no jogo contra o Brasil na fase de grupos da competição. Porém, muitos se esquecem que, neste que foi um dos jogos mais duros do Brasil na copa, o goleiro da amarelinha, Felix, protagonizou uma defesa que salvou a seleção. Confira:

Defesa de Félix foi ofuscada pela de Gordon Banks, que foi eleita a maior defesa da história do futebol. Créditos/Arquivo da Internet

Ao final do lance, o atacante Lee ainda acertou um chute na cabeça do goleiro Félix, que caiu de forma esquisita, mas continuou no jogo e garantiu a classificação do Brasil.

No final, o Brasil venceu a seleção inglesa por 1 a 0, com gol de Jairzinho, que por sinal marcou gols em todas as etapas deste Mundial.

3) “BAD BOYS” DO FLAMENGO: EDMUNDO E ROMÁRIO 

Sem dúvida, os atacantes Romário e Edmundo são craques inesquecíveis e importantíssimos para o futebol brasileiro, principalmente na década de 1990. O Baixinho e o Animal, porém, têm suas divergências até hoje e não se consideram amigos.

Jogaram juntos, principalmente no Vasco da Gama, onde ambos surgiram para o futebol. Porém, a parceria também é lembrada por um fator melancólico: a formação da dupla de ataque no ano do centenário do Flamengo em 1995.

Conhecidos como Bad Boys, a dupla juntamente ao recém formado Sávio, ídolo do Flamengo, não passou de uma ilusão. Com as diversas lesões de Edmundo e as polêmicas brigas internas e externas no Mengão na época, o rubro-negro quase caiu de divisão.

O Flamengo ficou na 21ª posição de 24 equipes e, por conta do regulamento só rebaixar duas equipes, acabou se safando neste ano. O que era para ser o “melhor ataque do mundo” virou justamente o “pior”, algo que é motivo de piada até hoje contra os flamenguistas.

Confira o vídeo da famoso “Rap dos Bad Boys”, uma harmonia de Edmundo e Romário:

Entrevista coletiva durante apresentação de Edmundo no Flamengo, em 1995. Créditos/Pelas Pontas

4) CRISTIANO RONALDO: \”SE PERDER, QUE SE F…!\”

Cristiano Ronaldo, além de um dos maiores e melhores jogadores de todos os tempos, é também conhecido por ser um grande líder. O pentacampeão da Champions League por Real Madrid e Manchester United, nunca havia ganho um título pela Seleção de Portugal.

Na Eurocopa de 2016, Portugal enfrentou a Polônia de Robert Lewandowski nas quartas de final. Após o tempo regulamentar e a prorrogação, o jogo terminou empatado em 1 a 1, levando à disputa de pênaltis.

Antes da cobrança, Cristiano, capitão da Seleção Portuguesa, ao motivar seus colegas, chamou atenção para o meia João Moutinho, que não se sentia preparado para cobrar as penalidades máximas. Porém, CR7 deu aulas de companheirismo e liderança para todos.

Confira o discurso de Cristiano Ronaldo antes da cobrança da decisão:

Discurso motivador de Cristiano Ronaldo a João Moutinho, vencedor da Eurocopa 2016 por Portugal. Créditos/UEFA TV

Por conta disso, o resultado não poderia ser diferente: João Moutinho, assim como todos os jogadores de Portugal, converteram suas batidas e avançaram para as semis (5 a 3). 

Na final da Euro 2016, Portugal bateu a França por 1 a 0, consagrando o primeiro título de Cristiano Ronaldo pela seleção.

5) DISCURSO DE MESSI NA COPA AMÉRICA

Por fim, vamos falar do discurso de outro “G.O.A.T.” do futebol: Lionel Messi. Assim como Cristiano Ronaldo, o atacante argentino nunca havia ganho um título pela seleção de seu país. Ele viu, na final da Copa América de 2021, a primeira oportunidade de vencer uma taça.

Na preleção, Messi fez um discurso emocionante aos jogadores dentro do vestiário que, mesmo já conhecidos por defender Messi a qualquer custo dentro de campo, ficaram ainda mais motivados para conquistar o título ao lado de seu ídolo. Confira o discurso de Messi:

Messi, agora campeão do Mundo pela Argentina, fez emocionante discurso na final da Copa América de 2021. Crédito/FutClips

Ángel di Maria marcou, aos 21’ do primeiro tempo, o gol que deu o título para a Argentina em pleno solo brasileiro e acabou com o jejum de 28 anos dos hermanos. Mas, um vídeo que é pouco lembrado é a reação dos jogadores após o apito final deste jogo.

Porém, muitos jogadores ao invés de caírem no chão, ou até mesmo saírem emocionados em disparada para todos os lados, correram em direção de Messi para abraçá-lo e cair nas lágrimas. No vídeo percebemos de cara, os meias De Paul, Acunã e o lateral direito Tagliafico

Somente o futebol consegue nos proporcionar momentos históricos com estes que, mesmo pouco lembrados, se tornam inesquecíveis.