Que o Brasil é uma máquina de produzir craques para o futebol mundial a gente já está cansado de falar. Dos goleiros aos atacantes, os jogadores da base brasileira são muito cobiçados, desde muito cedo, por grandes times pelo mundo.
Os maiores exemplos da excelência da formação de jogadores brasileiros são as vendas precoce de atletas que subiram em pouco tempo ao profissional, como é o caso de Vinicius Junior, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Lucas Moura entre muitos outros.
Atualmente, duas joias brasileiras estão em evidência. Primeiro, o atacante Endrick, de apenas 16 anos do Palmeiras, foi revelação do Campeonato Brasileiro de 2022 e já está vendido para o Real Madrid. O Real pagou a bagatela de 72 milhões de euros pelo jogador (400 milhões de reais).
O outro é Vitor Roque, atacante do Athletico-PR, que está cotado para times por times da liga espanhola e alemã, como o Barcelona e o Bayern de Munique.

Enquanto esses jogadores surgem para o futebol mundial como promessas, a lista do A Folha Hoje vai mostrar grandes joias da base brasileira que conquistaram o mundo do futebol. CONFIRA AGORA QUEM SÃO ESTES GRANDES CRAQUES:
CINCO JOIAS BRASILEIRAS QUE CONQUISTARAM O MUNDO
VINICIUS JUNIOR
Campeão da Champions e do Mundial de Clubes pelo Real Madrid, Vinícius Júnior já se consagrou como um dos melhores jogadores da Europa nestes últimos anos.
Vini Jr. tem uma trajetória parecida com a de Endrick. O Flamengo vendeu o atacante ao Real Madrid com 17 anos, fazendo com que o jogador ficasse no Mengão até completar a maioridade no Brasil com 18.

No início, Vinícius Júnior foi bastante criticado pela mídia e pelos torcedores rivais, algo que está acontecendo no momento com o atacante palmeirense. Se a trajetória continuar desta maneira, o tempo provará o contrário.
Na premiação do The Best, da FIFA, Vinícius Junior ficou na 11ª colocação e é apontado, para muitos torcedores e jogadores, como o melhor jogador brasileiro na Europa, atrás do próximo jogador.
NEYMAR
Neymar é sinônimo de futebol-arte. O jogador começou sua carreira profissional no Santos em 2009 com apenas 17 anos. Neymar, mesmo tão novo, já enchia os olhos de todos os fãs de esporte pelo mundo. Sua genialidade e habilidade com a bola no pé foi perceptível logo de cara.
Nos anos seguintes, brilhou com a camisa do Peixe, conquistando três Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e a Libertadores de 2011, primeiro título da competição após a era Pelé.
Foi transferido para o Barcelona em 2013, onde formou um dos melhores trios de ataque da história do futebol, ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. Conquistou tudo que poderia pelo Barcelona, como a Champions League de 2015, mas teve saída conturbada do clube catalão.

A transferência para o PSG gerou polêmica, pois deixou a imagem de que Neymar teria se mudado à Paris para deixar de se tornar “sombra de Messi”. Mesmo assim, o jogador não deixou que seu nível técnico caísse e permanece até hoje na busca pelo título da Champions com o clube francês.
Neymar foi, em duas oportunidades, eleito 3º melhor jogador do mundo nos anos de 2015 e 2017.
KAKÁ
Kaká é um dos grandes craques que explodiram logo cedo no futebol brasileiro. Sua carreira se iniciou em 2001, no São Paulo, e foi um sucesso imediato. Kaká conquistou logo de cara um Campeonato Brasileiro e, em menos de um ano, já teria sido vendido ao gigante italiano, o Milan.
Lá, o craque brasileiro fez história. Ajudou o Milan a conquistar o título da Série A em 2004 e a Champions League em 2007, ano em que foi eleito o melhor meio-campista do torneio e a Bola de Ouro, a última entregue a jogadores brasileiros até o momento.

Em 2009, Kaká foi transferido para o Real Madrid em transação polêmica na época. O jogador teria sua multa paga pelos merengues, mas a pressão dos torcedores italianos com a diretoria e até mesmo o próprio amor de Kaká pelo clube fez com que permanecesse mais um ano (2008).
Por € 67 milhões, se tornou o jogador mais caro do mundo na época. A ida no Real Madrid não foi muito boa em termos futebolísticos, mas conquistou a La Liga na temporada 11/12. De volta ao Brasil, fez sua reestreia no São Paulo em 2014, onde ficou até o final do ano.
Pela Seleção Brasileira, Kaká foi campeão da Copa de 2002 e participou de mais duas (2006 e 2010). Ao total, foram 92 aparições e 29 gols com a amarelinha. Encerrou sua carreira no Orlando City, da MLS, em 2017.
RONALDINHO GAÚCHO
Ronaldinho Gaúcho é um dos jogadores mais talentosos e mágicos que o futebol já viu da história do futebol mundial. Além de sua irreverência e carisma, o Bruxo era craque da bola. Sua carreira começou nas categorias de base do Grêmio, clube da sua cidade natal, Porto Alegre.
Ele rapidamente se destacou como uma das maiores promessas do futebol brasileiro e, aos 18 anos, já estava jogando no time principal do Grêmio. Em 2001, o PSG contratou Ronaldinho, que jogou por duas temporadas antes de se transferir para o Barcelona em 2003.
Neste meio termo, Ronaldinho já era titular da seleção brasileira e foi campeão do Mundo em 2002, ao lado de outros craques desta lista como Ronaldo Fenômeno e Kaká.
Foi no Barcelona que ele atingiu o auge da sua carreira, conquistando dois títulos da Champions League, dois Campeonatos Espanhóis e uma série de outros troféus, encantando o mundo com sua plasticidade e poder de decisão.

Em 2008, Ronaldinho deixou o Barcelona para se juntar ao Milan, onde jogou por três temporadas antes de voltar ao Brasil para jogar pelo Flamengo. Seu último trabalho de excelência foi em 2013, onde conquistou a Taça Libertadores pelo Atlético-MG em 2013.
Ao longo da sua carreira, Ronaldinho ganhou vários prêmios individuais, incluindo a Bola de Ouro em 2005.
RONALDO FENÔMENO
Seu apelido não é por acaso. Com apenas 16 anos, ele já demonstrava toda sua habilidade com a bola nos pés pelo seu time formador, o Cruzeiro, em 1993. Ele disputou apenas 14 jogos, marcando impressionantes 12 gols, o que o tornou o artilheiro do Campeonato Mineiro deste ano.
No Cruzeiro, foi onde decidiu sua primeira final, ao marcar duas vezes contra o Grêmio na final da Copa do Brasil do mesmo ano. Fenômeno como ele, foi vendido ao PSV por 6 milhões de dólares na época.
Ronaldo foi campeão do Mundo em 1994 antes mesmo de brilhar na Europa, tendo como grande destaque em solos internacionais no Barcelona. Se destacou tanto que, um ano depois, foi para a Inter de Milão (1997) como a transferência mais cara do futebol até então: 28 milhões de euros.
Em sua primeira temporada na Inter de Milão, Ronaldo marcou 25 gols em 32 jogos, ajudando a equipe a conquistar a Copa da UEFA. Ele também foi o artilheiro da Serie A na temporada 1997/1998, marcando 25 gols em 32 jogos.

Porém, infelizmente, sofreu uma lesão gravíssima no joelho, que o afastou por 2 anos do futebol. Mas a sua volta foi triunfal com a conquista de sua segunda Copa do Mundo em 2002, onde foi autor dos dois gols do Brasil na final.
Após a Copa, se juntou aos Galácticos do Real Madrid, que mesmo badalados, não obtiveram tanto sucesso quanto prometido. Com Zidane, Beckham, Figo, Roberto Carlos e companhia, venceram apenas um título de La Liga juntos, em 2003.
Depois, passou pelo Milan em 2006 e ficou apenas um ano e meio. Voltando ao Brasil para se tratar de lesão, o Fenômeno jogou pelo Corinthians entre 2009 e 2011, ganhando um Campeonato Paulista com o Timão (2009), onde se aposentou.