7 Jogadores Famosos com Passagens Em Clubes Pequenos

Você sabia que estes jogadores já tiveram passagens por clubes menores pelo Brasil e no Mundo? CONFIRA AGORA quem são e se surpreenda!
Arthur Cordeiro
Em Futebol · há 7 meses atrás

Como todos nós sabemos, a carreira de um jogador de futebol profissional é curta se comparada à outras profissões. Mesmo assim, muitos jogadores continuam suas carreiras por longos anos, seja por amor ao jogo ou para conquistas pessoais que querem atingir.

Para isso, é necessário que estas lendas do futebol passem por clubes menores ao perderem o gás e o alto nível no esporte que tiveram num passado próximo. 

Vale ressaltar que todos os clubes possuem a sua grandeza, mas não possuem tanta relevância ao serem comparados com esporte gigantes brasileiros e internacionais.

Por conta disso, A Folha Hoje trará mais uma lista de curiosidades sobre 7 jogadores famosos com passagens em clubes pequenos no Brasil e no mundo. CONFIRA AGORA e se surpreenda com os atletas presente no nosso ranking!

SETE JOGADORES FAMOSOS EM CLUBES PEQUENOS

EDMUNDO

\"Edmundo
Para Edmundo, o Figueirense é um dos 3 clubes mais importantes pelo qual vestiu a camisa. Reprodução/Roberto Scola/Arquivo Pessoal

Edmundo, conhecido como o “Animal”, foi ídolo em grandes clubes do futebol brasileiro, como no Palmeiras e em seu clube formador, o Vasco da Gama. Multicampeão por onde jogou, Edmundo passou por clubes pequenos quando sua carreira caminhava para o fim.

O Animal já jogou pelo futebol japonês no Tokyo Verdy-JAP (2001 a 2002) e no Urawa Red Diamonds (2003) antes de voltar para o Brasil, onde atuou pelo Nova Iguaçu e também pelo Figueirense.

Encerrou a sua carreira no (gigante) Vasco da Gama, fazendo 464 gols em 743 por onde passou.

TÚLIO MARAVILHA

Túlio Maravilha talvez seja o caso mais clássico de jogadores famosos que passaram por pequenos clubes. Em busca dos tão sonhados 1000 gols, o campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995 tem uma coleção enorme de clubes em seu currículo.

\"Túlio
Para alcançar sua marca de 1000 gols, Túlio Maravilha passou por mais de 30 clubes na carreira. Divulgação/Botafogo

Ele jogou em 37 times ao longo de sua carreira, tendo passagens por diversos clubes menores, como: Santa Cruz-PE, Brasiliense, São Caetano, Vila Nova-GO, Botafogo-DF, Volta Redonda, Jorge Wilstermann-BOL, Taboão da Serra-SP… Ufa!

Na carreira, Túlio Maravilha diz ter marcado 1001 gols, mas, oficialmente, são 593 gols em 828 jogos. Se aposentou recentemente, em 2022, no Sport Capixaba, do Espírito Santo.

RICARDO OLIVEIRA

Outro grande centroavante brasileiro que tem passagem por clubes de menor porte é Ricardo Oliveira. O atacante é cria da Portuguesa-SP e se destacou de maneira relâmpago, indo para o Santos dois anos após estrear como profissional.

\"Ricardo
Ricardo Oliveira jogou em alto nível no Santos, conquistando o bicampeonato paulista em 2015 e 1026Reprodução/Djalma Vassão/Gazeta Press

Ricardo Oliveira possui títulos pelo São Paulo, Valencia e até mesmo pela Seleção Brasileira (Copa América 2004 e Copa das Confederações 2005). Apesar de ter jogado em gigantes do futebol mundial, o atacante também já passou por clubes menores no final de carreira.

Dentre eles estão o Al Wasl FC-EAU, o Athletic Club-MG e atualmente tem contrato com a equipe do Brasília, mas ainda não estreou na temporada.

RALF

Grande meio-campista e ídolo do Corinthians, o volante Ralf só não conquistou a Copa do Brasil com o Timão, sendo vencedor do Paulistão, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes de 2011, no auge da sua carreira.

\"Ralf,
Ralf é um dos maiores ídolos deste século pelo Timão e fez excelente partida no Mundial contra o Chelsea, em 2012. Reprodução/Getty Images

Para se ter noção, o Corinthians foi o seu primeiro grande clube brasileiro. O atual jogador do Vila Nova-GO teve passagens por outros times brasileiros, como o XV de Jaú, Gama, Avaí e, mais recentemente, o Cianorte-PR.

JULIO CÉSAR

Goleiro multicampeão pela Inter de Milão, Benfica e pelo seu clube formador (e do coração, o Flamengo, Julio César foi goleiro de duas Copas do Mundo para o Brasil, em 2010 e em 2014.

Em 2010, Júlio César vivia o auge de sua carreira na Inter, tendo sido campeão da Champions League no mesmo ano da Copa. Já na sua segunda passagem pela seleção, a sua carreira já não era a mesma.

\"Julio
Julio César foi eleito o melhor goleiro do mundo em 2010 pela sua temporada na Inter de Milão. Reprodução/Alessandro Garofalo/Reuters

Na preparação para a Copa do Mundo do Brasil, Júlio teve que atuar em clubes menores para se preparar, como o Queens Park Rangers, da 2ª divisão inglesa, e o Toronto F.C., do Canadá. Isso rendeu repercussão durante o Mundial, de forma negativa.

O resultado foi o 7 a 1 diante da Alemanha, em que muitos culpam o goleiro pelo desastre no Mineirão pelas semifinais da Copa do Mundo no nosso país.

HALLAND

\"Haaland
O apelido de cometa não é à toa: Halland fez sua estreia profissional com 15 anos, algo extremamente raro no futebol. Reprodução/Esportelândia

Antes de se tornar o “cometa”, Haaland foi revelado em um pequeno clube no país onde nasceu, a Noruega. Halland passou pela equipe B de dois clubes por lá, o Bryne FK e o Molde FK. O detalhe é que ele começou a sua carreira com apenas 15 anos de idade.

Ao se destacar por estes clubes, foi para o futebol austríaco jogar no RB Salzburg, onde marcou incríveis 29 gols em 27 jogos. Antes jogando em clubes menores, este feito, o fez ser contratado pelo Borussia Dortmund em 2020.

Hoje em dia no Manchester City, um dos futuros melhores jogadores do mundo possui média de um gol por jogo (33 gols em 33 partidas) e já bateu o recorde de mais gols em uma temporada de Premier League pelo clube, que pertencia a Kun Aguero (27 gols).

MARADONA

Em último, mas não menos importante, um dos melhores jogadores de todos os tempos, Diego Armando Maradona

\"Maradona,
Um dos maiores jogadores da história do futebol é amado por todos os argentinos pelas suas glórias na Seleção. Divulgação/Boca Juniors

O jogador, que já foi campeão do mundo em 1986 com a Argentina e multicampeão com o Napoli nas décadas de 1980 e 1990, começou em um pequeno clube de seu país, o Argentino Juniors, onde marcou 116 vezes em 166 jogos.

Depois de construir sua enorme carreira na Europa por Barcelona e Napoli, Maradona teve sua carreira atrapalhada por questões extra campo, o que obrigou a este gênio do futebol buscar por ligas menores.

Primeiramente, atuou no Sevilla por somente um ano, em 1992, voltando para jogar na Argentina, coincidentemente no mesmo local em que Lionel Messi foi revelado nas categorias de base, o Newell’s Old Boys, atuando em somente 5 partidas.

Único gol de Maradona pelo Newell1s Old Boys, da Argentina.

Se aposentou em seu clube de coração, o Boca Juniors, como uma lenda do futebol em 1997, aos 36 anos.