Pelo primeiro jogo das semifinais do Campeonato Carioca, o Flamengo voltou a vencer na competição diante do Vasco em mais um Clássico dos Milhões de tirar o fôlego na noite desta segunda-feira (13).
Os torcedores que frequentaram o Maracanã presenciaram uma grande partida que, apesar de muitas faltas e passes errados dos dois lados, não pecou na emoção, digna do clássico no campeonato mais charmoso do Brasil.
Afora, quem tem a vantagem do empate é o Flamengo no jogo da volta, que acontecerá no mesmo estádio neste domingo (19) às 18h, horário de Brasília. Quem passar no confronto entre Flamengo e Vasco enfrentará ou o Volta Redonda ou o Fluminense, atual campeão da Taça Guanabara.

Confira as análises e os melhores momentos entre Vasco e Flamengo pelas semifinais do Cariocão 2023:
PRIMEIRO TEMPO
O Vasco, logo aos 10’ do primeiro tempo marcou o primeiro gol da partida. Após falha de Rodrigo Caio na cobrança de lateral do cruz-maltino, Gabriel Pec apareceu sozinho para arrematar de pé direito do goleiro Santos. 1 x 0 Vasco.
O Flamengo, aos 16\’, tentou responder na mesma moeda, porém o lateral Matheuzinho bateu mal com o pé direito e mandou para fora.
Mesmo assim, o Flamengo não se abalou e, aos 22 minutos, o meia uruguaio Arrascaeta acertou um golaço. Em um sem-pulo fenomenal na meia-lua da grande área, o camisa 14 acertou o ângulo de Léo Jardim, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu a defesa. 1 a 1.
O jogo continuou com muita intensidade. Após falta alçada na área por Léo Piton, Pumita Rodriguez escorou a bola para o meio da área, Santos fez uma linda defesa no chute de Gabriel Pec, sobrando para Léo Pelé, que marcou o gol. Após consulta ao VAR, foi detectado o impedimento do zagueiro.
Aos 39\’ minutos, o Flamengo conseguiu a virada após o vacilo do zagueiro vascaíno Capasso na saída de bola. Pedro não perdoou, fuzilando o gol do Vasco para virar o jogo para o Mengão no final do primeiro tempo. 2 a 1. Vantagem rubro-negra para a etapa final.
SEGUNDO TEMPO
O jogo voltou com a mesma intensidade que o final do primeiro tempo. Com sete minutos de jogo, Matheuzinho interceptou o passe cruzado de Andrey Santos, correu para dentro da área e cruzou para Gabi, que acertou o chute nas costas de Pedro na primeira grande chance do Mengão na volta da partida.
Porém, o Vasco conseguiu voltar a partida aos 13 minutos de partida. Pedro Raul correu livre pela ala direita do Flamengo, pedalou Fabrício Bruno e cruzou na cabeça de Alex Teixeira, que contou com o desvio na coxa de Pablo para matar o goleiro Santos. 2 a 2
Após a parada técnica, o Flamengo voltou melhor e se recuperou de imediato do gol do Vasco. Arrascaeta cruzou uma bola perigosa dentro da área do Gigante da Colina, a zaga deixou passar e Fabrício Bruno, livre, cabeceou para baixo, sem chances para o goleiro Léo Jardim. Virada do Mengão, 3 a 2.
Depois do gol, o jogo ficou morno e com a dominância do Flamengo. A última grande chance de perigo ficou nos pés de Pedro, que ao receber linda bola de seu parceiro de ataque Gabi, bateu com efeito no canto para a defesaça de Léo Jardim, salvando o Vasco da desvantagem de dois gols.
A partida ganhou ares de emoção após Matheus Gonçalves, jogador da base do Flamengo, receber dois cartões amarelos em sequência, deixando o Mais Querido com um a menos nos acréscimos da segunda etapa. Mesmo assim, o Mengão conseguiu segurar o resultado e agora é quem joga pelo empate no jogo de volta.
FICHA TÉCNICA DO JOGO
FLAMENGO:
- Escalação: Santos; Pablo, Fabrício Bruno e Rodrigo Caio; Matheuzinho (Mateus França), Vidal (Everton Ribeiro), Thiago Maia e Ayrton Lucas (Everton Cebolinha); Arrascaeta, Gabigol (Matheus Gonçalves) e Pedro.
- Técnico: Vítor Pereira
- Gols: Arrascaeta (2\’/1º); Pedro (13\’/2º);
VASCO:
- Escalação: Léo Jardim, Pumita Rodríguez, Capasso, Léo, Lucas Piton; Matias Galarza (Marlon Gomes), Andrey (Rodrigo), Jair (Nenê), Alex Teixeira (Figueiredo), Gabriel Pec e Pedro Raul.
- Técnico: Maurício Barbieri.
- Gols: Gabriel Pec (10\’/1º); Alex Teixeira (13\’/2º);