Trouxemos 5 Fatos Curiosos Sobre O Corinthians

Trouxemos na lista de hoje, 5 CURIOSIDADES sobre um dos maiores times do Brasil, o Corinthians. VEJA AGORA alguns fatos sobre o Timão!
Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista, popularmente conhecido como Corinthians, é um dos maiores e mais tradicionais clubes brasileiros. O Timão foi fundado por um grupo de operários do bairro de Bom Retiro, em São Paulo, no dia 1º de Setembro de 1910.

De lá para cá, o Corinthians se tornou um dos gigantes do futebol , reconhecido no mundo todo pelas suas conquistas e pela sua torcida, que é considerada a maior do estado de São Paulo e a 2ª maior do país, com cerca de 30 milhões nesse “bando de loucos”.

Confira agora 5 fatos curiosos do “Time do Povo”, um dos maiores clubes do Brasil e do Mundo:

ORIGEM

Para iniciarmos as curiosidades, vamos resgatar de onde o Timão surgiu com a ideia do nome Sport Club Corinthians Paulista.

O Corinthians é intitulado assim devido a uma homenagem para um clube inglês que fazia uma excursão no Brasil no início do século XX – o Corinthian F.C., fundado em 1882. 

\"Time
Time do Corinthian F.C., da Inglaterra, em tour pelo Brasil em 1910. Reprodução/O Curioso do Futebol

O clube amador do Reino Unido foi a inspiração ideal para que os criadores do clube obtivessem seu nome, inicialmente conhecido como Corinthians Paulista.

O termo vem da cidade da Grécia chamada Corinto, cidade na qual Paulo, um dos apóstolos de Jesus, escreveu suas cartas que aparecem na Bíblia. 

MAIOR JEJUM DE TÍTULOS

O Corinthians é a equipe que possui o maior jejum entre títulos vencidos até hoje no futebol brasileiro entre o “clube dos 13”.

Após vencer o Torneio Rio-São Paulo em 1954 ao vencer na última rodada seu maior rival, o Palmeiras, o timão passou 23 anos sem conquistar um troféu.

\"Time
O time de Corinthians de 1977 bateu a Ponte no Morumbi e venceu um título após mais de duas décadas. Reprodução/Jovem Pan

O Time do Povo só voltou a se sagrar campeão em 1977. O título? O Campeonato Paulista em cima da Ponte Preta, vencendo o jogo por 1 a 0 no Morumbi, com gol de Basílio encerrando o jejum corinthiano.

INVASÃO CORINTHIANA

Nas semifinais do Brasileirão de 76, a torcida corinthiana fez algo histórico no Rio de Janeiro.

No dia 05 de dezembro de 1976, cerca de 70 mil adeptos do “bando de loucos” viajaram mais de 400 km para ver o Corinthians jogar contra o Fluminense no Maracanã. A “Invasão Corinthiana” tomou conta da capital carioca.

A partida garantiu a ida do Corinthians à final daquele Brasileirão, em jogo que ficou marcado por muita chuva e na disputa de pênaltis após o 1 a 1 no tempo regulamentar. 

\"Invasão
A maior invasão de um time visitante na história do Futebol feita pelo \”Bando de Loucos\” do Timão. Reprodução/AGÊNCIA ESTADO

Em um período em que o deslocamento para São Paulo não era tão fácil, esta invasão ficou marcada até hoje. Inclusive, virou um documentário e também uma camisa camisa comemorativa, na temporada de 2019/2020.

A parte II da Invasão Corinthiana aconteceu na final do Mundial entre Corinthians e Chelsea em 2012, onde aproximadamente 40 torcedores do Timão estiveram em Tóquio. Desta vez, para ver o Corinthians campeão, ao vencer o jogo por 1 a 0.

PRIMEIRO CLUBE CAMPEÃO DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA

Ainda falando sobre Mundial de Clubes, o Corinthians foi a primeira equipe do mundo a vencer o tradicional torneio interclubes administrado pela FIFA.

Em 2000, a FIFA convidou o Corinthians a participar do Mundial. Além de ser o escolhido por conta de ser do país-sede, o Campeão Brasileiro da temporada anterior conseguiu vencer o torneio ao bater o Vasco da Gama nos pênaltis por 4 a 3.

\"Titulo
Corinthians enfrentou potencias mundiais da época, como o Real Madrid e o Vasco de Romário e Edmundo. Reprodução/Getty Images

Mesmo sendo “zoado” até hoje por ter dois Mundiais conquistando apenas uma Libertadores da América, o Corinthians é, sim, campeão legítimo do maior torneio entre clubes do mundo.

DEMOCRACIA CORINTHIANA

A Democracia Corinthiana é um dos maiores marcos, tanto políticos quanto futebolísticos, da história do esporte mais popular do mundo.

Em meio ao período da Ditadura Militar no Brasil, a Democracia Corinthiana foi um movimento dos próprios jogadores do Timão na época, como os ídolos Casagrande, Wladimir, Zenon e, é claro, o Dr. Sócrates.

Este movimento dos jogadores teve como principal objetivo combater a Ditadura,  um dos momentos mais sombrios da história do país. 

Estes e outros jogadores do Timão participavam de atos públicos pelo país como, por exemplo, pela volta do direito ao voto para a presidência da república, que foi deslegitimado após o Golpe Militar em 1964. 

Além disso, as decisões dentro do clube, obviamente, eram tomadas da forma mais democrática possível. Dos roupeiros ao presidente, todos tinham direito a votar e todos os votos possuíam o mesmo peso.

Desde as contratações de jogadores à regras impostas internamente, o movimento da Democracia Corinthiana foi crucial para a política (corinthiana e brasileira). Um dos mais importantes da história do futebol e é objeto de estudos até hoje, por pesquisadores e amantes do esporte.

\"Faixa
\”Ganhar ou perder, mas sempre com Democracia\”. Divulgação/Corinthians/Twitter
Total
0
Shares
Previous Post
Paraguai x Brasil: Onde assistir ao vivo, data, horário e escalações

Paraguai x Brasil Sub-20: Onde Assistir, Diagnóstico | Sul-Americano 2023

Next Post
Calendario-de-jogos-do-campeonato-brasileiros-série-A-2023

Que Dia Começa o Brasileirão 2023? VEJA Onde Assistir E Calendário

Related Posts