Como manter contas em dia e ficar livre das dívidas?

Está com dívidas que precisam ser pagar e não sabem como manter contas em dia?

É bem comum acumular dívidas durante o ano, ainda mais com o aumento no preço dos serviços, como água, luz, gaz, gasolina e etc.

E seja no começo do ano com o pagamento do IPVA e material escolar como no final do ano com a chegada do natal, onde as pessoas acabam gastante além da conta com presentes, é importante saber como manter contas em dia, tendo uma vida financeira mais tranquila, apesar dos gastos rotineiros.

Mas manter contas em dia pode ser uma tarefa árdua, ainda mais quando são necessários algumas modificações na vida para que os gastos possam caber no orçamento familiar.

Por isso, separamos algumas dicas de como manter contas em dia e assim conseguir ter um ano tranquilo quando o assunto é dinheiro.

Veja também:

Como usar o cartão de crédito sem acumular dívidas?

Gastou demais? Procon/SP faz mutirão para renegociar cartão de crédito

Como manter contas em dia?

Como manter contas em dia e ficar livre das dívidas?
Como manter contas em dia e ficar livre das dívidas? (Foto: Internet)

Conheça essas dicas para manter contas em dia, sendo um administrador da sua própria vida financeira:

  • Tenha organização financeira

Quando você tem uma organização financeira, anotando todos os gastos, e o que precisa ser pago, fica mais fácil manter contas em dia de forma segura.

Hoje existem diversos aplicativos que fazem a função de organizar bem o que você está gastando baseado no orçamento total, e isso evita que você possa acumular dívidas sem necessidade.

  • Dê prioridade as despesas fixas

Seu dinheiro tem que ser destinado a algo prioritário, e está nesta listas as contas fixas, como cartão de crédito, contas de luz e água, gasolina, gaz, financiamento, alimentação e etc.

Quando você analisa o que precisa pagar todo o mês, acaba tendo noção do que vai sobrar para gastar com diversão e outras coisas menos importantes ao mês.

  • Cuidado com as dívidas móveis

Bem, o que seria as dívidas móveis? São aquelas que mudam de acordo com o tipo de gasto que você vai ter.

Exemplo: você financia um carro durante 36 meses. Neste tempo, você terá que arcar com os valores das parcelas, comprometendo parte do seu orçamento.

Acontece que um veículo precisa de manutenção e cuidados,e sendo assim, os gastos com ele vão continuar. Assim, mesmo que você termine de pagar o financiamento veicular, continuará tendo gastos com o carro, mudando de uma coisa para outra.

Por isso, quando for comprar algo, leve em consideração se ele vai exigir um investimento maior do que o tempo de pagamento das parcelas.

Já no caso da compra de um imóvel, apesar das taxas de juro, este bem não perde valor, inclusive pode aumentar. Avalie se a despesa é realmente necessária e se não irá pesar no orçamento familiar.

Viu como é possível manter contas em dia? São dicas práticas que fazem a diferença no seu dia a dia e na saúde financeira da família.

Leia também:

Vai usar o cartão de crédito nas compras de final de ano? Fique em alerta!

Quer saber mais sobre como manter contas em dia?

Siga agora mesmo nossas páginas do Facebook e do Instagram e permita notificações para receber mais notícias 24 horas por dia de diversos assuntos. Acesse e saiba mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here