A biometria é o novo meio para consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contratarem um empréstimo. Até abril, os bancos têm a obrigação de colocar ou adaptar a funcionalidade em seu sistema.
Segundo o INSS, em novembro de 2022, uma instrução normativa teve divulgação que já obrigava os bancos a colocar ou utilizar o sistema de biometria para a efetivação de contratos de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
A ideia dos pedidos era ter uma finalização em janeiro. Mas, uma nova instrução teve o prazo estendido por mais dois meses, ou seja, até abril.
Os bancos podem usar seu próprio sistema de biometria, entretanto, é necessário encaixar-se no padrão exigido pelo governo.
As instituições que não se adaptarem às regras terão seu banco descredenciado e não poderão fornecer o consignado aos segurados, alerta o INSS.

A biometria será a assinatura nos contratos de empréstimo consignado fechados à distância. Mas, ainda será necessário a apresentação de CPF e documento com foto em caso de contratação.
O segurado poderá contratar o empréstimo direto na instituição financeira ou por meio dos canais eletrônicos do seu banco.
A nova regra proíbe a contratação por intermédio de ligação telefônica ou gravação de voz do segurado.
- Veja mais matérias como essa aqui no site do A Folha Hoje clicando aqui
A biometria veio para trazer mais segurança e praticidade para seus clientes. Quem já tem a biometria cadastrada, poderá utilizar.