4 hábitos capilares que danificam o cabelo cacheado

É comum que a maioria das mulheres que estão aprendendo a lidar com seu cabelo cacheado acabe cometendo algumas garfes durante os cuidados.

Por: G M Rhaekyrion -
05/02/2020 às 14:15 - atualizado em 22/04/2021 às 00:06

Compartilhe: faceboook twitter whatsapp

É comum que a maioria das mulheres que estão aprendendo a lidar com seu cabelo cacheado acabe cometendo algumas garfes durante os cuidados.

SIGA => A FOLHA HOJE NO GOOGLE

Pela falta de orientação, muitas cacheadas acabam optando pelo alisamento, pois acreditam que não sabem lidar com seu cabelo, ou que não tem jeito.

A manutenção de hábitos que danificam o cacho, levando ao ressecamento, pontas quebradas e falta de definição, pode ser o verdadeiro problema.

Mas vamos resolver esse impasse mostrando os 4 hábitos capilares que danificam o cabelo cacheado e como evitá-los.

1 – Só shampoo e condicionador

Por causa da ondulação, o óleo natural tem dificuldade de envolver o fio até as pontas, ocasionando ressecamento. Naturalmente o cabelo cacheado é mais seco que o liso.

A curvatura do fio também demanda mais tempo para absorver nutrição e hidratação e é por isso que lavar só com shampoo e condicionador não funciona.

É necessário um cronograma capilar regular com máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. E umectar também.

Qualquer banho de cabeça é uma oportunidade de hidratar o cabelo.

2 – Pentear da raiz para as pontas

O movimento de pentear o cabelo mais comum é começar da raiz e descer para as pontas, continuamente. Mas para cabelo cacheado esse processo é extremamente danoso, quebrando os fios.

Prefira desembaraçar os nós começando pelas pontas, subindo até a raiz lentamente. Dividir o cabelo em mechas ajuda no processo.

Assim evita uma série de danos prejudiciais ao fio.

3 – Usar qualquer corte

Vai descobrir rapidamente que os cortes comuns não surtem efeito no seu cabelo, muito menos os voltados para cabelo liso e que ignoram a composição das suas ondas.

Um corte adequado valoriza seu fio, dá volume, ou o controla, aumenta a definição e ajuda nos cuidados.

É importante que busque um salão que saiba cortar cabelo cacheado, o ideal é que seja específico. Ou, se você consegue sem ajuda, busque por tutoriais para o seu tipo de fio.

4 – Ignorar seu tipo de curvatura

Pode parecer besteira, mas cada tipo de curvatura exige um tipo de cuidado específico. Não adiantará usar produtos e cuidados para cabelo crespo (curvatura 4), se seu cabelo é um 3a, por exemplo.

Se ainda não sabe qual curva é seu fio, o compare com a imagem abaixo e veja qual delas é mais parecida com suas molinhas.

Uma vez sabendo seu número e letra, foque em cuidados específicos. E não tenha medo de testar, as vezes você só descobre o melhor tratamento e produto na prática.

Espero ter ajudado!

Dúvidas, critícas e sugestões? Fale com a gente
Acompanhe a Folha Hoje nas Redes! faceboook twitter youtube instagram Google News